Café com Conversa discute processos históricos e sociais que constituem desigualdades de gênero

Café com conversa

"Pensar o sexo e o gênero" é tema da edição de abril de 2018 do Café com Conversa, um programa de debates sobre atualidades tendo por base livros da Editora da Unicamp. O evento acontece no dia 11 de abril, a partir das 16h30, no Café da Casa/Casa do Professor Visitante. O programa é realizado em parceria entre a Editora, a Secretaria de Comunicação da Unicamp (SEC) e a Casa do Professor Visitante (CPV). A obra em pauta nesta edição é "Pensar o sexo e o gênero", de Eleni Varikas, publicado em 2016.

A autora, que é professora emérita de teoria política e estudos de gênero na Universidade de Paris VIII, defende que a dominação de gênero se formula nas relações políticas e sociais. Mulheres, travestis, transexuais e outras minorias vêm conquistando cada vez mais espaço na sociedade. Apesar disso, persistem as desigualdades de gênero e, nem sempre, os direitos são implementados como esperado. No Brasil, por exemplo, as mulheres são 52% do eleitorado e ocupam apenas 10% das 531 cadeiras da Câmara dos Deputados. Há avanços como a permissão legal para que travestis e transexuais utilizem o nome social para se matricular em escolas. Ao mesmo tempo, 36% das estudantes lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais (LGBT) já foram fisicamente agredidas por colegas.

Os processos históricos e sociais que constituem as desigualdades de gênero, resultando em situações como essas, serão debatidos no programa Café com Conversa, com participação de Regina Facchini, coordenadora do Núcleo de Estudos de Gênero Pagu, e Amara Moira, militante dos direitos LGBT e doutora pela Unicamp. Todos os interessados podem participar e fazer perguntas às debatedoras.

Programa Café com Conversa: Pensar o sexo e o gênero
Quando: 11 de abril de 2018 (quarta-feira) – gravação
Onde: Café da Casa, da Casa do Professor Visitante (Av. Érico Veríssimo, 1.251, Campus da Unicamp em Barão Geraldo, Campinas/SP)
Horário: das 16h30 às 17h30