Programa de Pós-Graduação em Artes da Cena promove II Simpósio Internacional

O Simpósio Internacional Repensando Mitos Contemporâneos do Programa de Pós-Graduação em Artes da Cena acontecerá no dia 9 de outubro, das 17 às 21 horas, e nos dias 10, 11 e 12 de outubro, das 9 às 21 horas, no Instituto de Artes da UNICAMP.

O evento é bienal e tem como propósito indagar e refletir sobre os grandes mitos contemporâneos na área das artes da cena – pessoas, ideias ou conceitos que, ao longo da história, se difundiram, transformaram ou desdobraram em modos de fazer-pensar a cena e, por isso mesmo, merecem ser reconsiderados, problematizados, atualizados.

Neste 2° evento, o tema será a imagem mítica de Babel e suas reedições no século XXI a fim de refletir sobre a problemática da interculturalidade e sua incidência nas artes da cena contemporânea (dança, teatro, performance).

A ideia de Babel: tradições, traduções e traições nasceu do desejo de discutir e experimentar de que forma as recentes manifestações da cena plasmam modos de comunicação espaço-temporal e colocam em contato não só diferentes culturas, mas modos de fazer-pensar-sentir-organizar provenientes de fontes referenciais e intertextualidades diversas. Dando conta de uma multiplicidade de formas espetaculares, essa cena contemporânea modela um território transcultural no qual dialogam o regional e o universal, as culturas consagradas e suas periferias.

A temática do evento foi organizada em três eixos:
EIXO 1: Práticas e dramaturgias interculturais nas artes da cena
EIXO 2: Artes da cena como prática política
EIXO 3: Abordagens somáticas e modos de fazer cênicos: perspectivas
transculturais

O II Simpósio Internacional foi planejado com o propósito de propiciar uma dinâmica de encontros e compartilhamento entre artistas e pesquisadores brasileiros e estrangeiros por meio de atividades práticas/teóricas programadas em formatos diversos (mesas, workshops, residência artística, performances, encontros), que busquem articular constantemente os três eixos de discussão propostos.

Os públicos-alvo são artistas, professores, estudantes e demais interessados nas artes da cena.

O formulário de inscrição e outras informações estão disponíveis na página do evento.