Fórum debate o trabalho dos treinadores de futebol

Fórum

O Fórum Permanente de Arte, Cultura e Lazer terá como tema "Treinador esportivo: o futebol em foco". O evento, promovido pela Coordenadoria Geral da Universidade (CGU), será realizado no dia 19 de junho, a partir das 9 horas, no auditório UL12 da Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA), no campus de Limeira.

Organizado pelos professores Alcides José Scaglia e Larissa Rafaela Galatti, o evento pretende compreender o futebol como um fenômeno sociocultural que mobiliza um elevado número de pessoas no cenário brasileiro. Tal protagonismo pode ser visto nos mais variados meios de comunicação, bem como nos estádios, ruas e casas de diversos cidadãos. Essa relevância do futebol, o torna conteúdo constante nas mais distintas instituições de ensino formal e locais direcionados para a aprendizagem da prática. Nesse sentido, a proposta do fórum é estabelecer uma conexão teórico/prática, oportunizando um ambiente de troca de experiências entre profissionais de destaque dos diferentes cenários do futebol.

Na programação do Fórum serão realizadas as mesas "Psicologia positiva no coaching: possibilidades no futebol", com a presença do treinador Renê Simões; a mesa redonda "Contribuições da Comissão Técnica para a intervenção do treinador", com a participação de José Mário Campeiz (preparador físico do São Paulo Futebol Clube) e Eduardo Barros (treinador/auxiliar técnico), Daniel Portella (preparador físico e fisiologista); "As contribuições do analista de desempenho para a intervenção do treinador", palestra com o professor Daniel Barreira (Faculdade de Desporto da Universidade do Porto e FC Barcelona); a roda de debates "Treinando jovens para o futebol de elite", com Paulo Ricardo (Treinador da equipe Sub-17 da Ponte Preta) e Doriva Bueno (Seleção Brasileira sub 20 – Feminino); e uma a conferência "Como é ser treinador no Brasil? Desafios e perspectivas" com o treinador Fernando Diniz (ex-Audax e Oeste).

Por conta da constante mudança nos cargos de trabalho do futebol brasileiro, o cronograma de palestrantes no Fórum está sujeito a alterações. Por causa da limitação de lugares no auditório (180 lugares) da FCA, serão disponibilizadas salas com transmissão simultânea. Outras informações podem ser obtidas no site do evento.

 

twitter_icofacebook_ico