Seminários Geopi - Gerenciamento de Big Data: onde estamos e para onde vamos

Geopi

O Laboratório de Estudos sobre Organização da Pesquisa e da Inovação (Geopi) do Instituto de Geociências (IG) realizará o seminário Gerenciamento de Big Data: onde estamos e para onde vamos, com a professora Claudia Bauzer Medeiros. O seminário será realizado no dia 10 de maio, às 14 horas, no Auditório do IG.

O termo Big Data encobre um grande número de desafios computacionais, que por sua vez tem  repercussão imediata nas ferramentas e aplicações que gerenciam tais dados. O entendimento de tais desafios – e das limitações existentes para vencê-los - facilita a escolha adequada das ferramentas, o desenvolvimento das  aplicações e a análise dos resultados obtidos a  partir do processamento dos dados. O objetivo da palestra é dar uma visão genérica do que são Big Data, com perspectivas futuras. A apresentação será fortemente baseada em exemplos de Big Data nos contextos empresarial e científico.