III Semana de Educação Matemática e III Malbatemática

Malbatematica

Malbatemática é o nome dado à exposição que tem sido realizada na Faculdade de Educação da Unicamp, em homenagem ao professor Julio Cesar de Mello e Souza, mais conhecido pelo seu pseudônimo Malba Tahan. Ele é considerado um precursor da Educação Matemática brasileira e, em sua homenagem, o dia 6 de maio (data de seu nascimento) foi institucionalizado como Dia Nacional da Matemática, pela Lei nº 12835/13. Suas ideias e propostas podem tornar o ensino da Matemática compreensível, curioso, pitoresco e divertido para os alunos.

Para comemorar a data, serão realizadas de 2 a 7 de maio a III Semana de Educação Matemática no Salão Nobre da Faculdade de Educação (FE), e de 2 a 12 de maio, a III Malbatemática, no Saguão da Biblioteca da FE.

As atividades da III Semana de Educação Matemática ocorrerão em diversos espaços a fim de possibilitar a participação de um público diverso e oferecer atividades à população em geral no fim de semana. Desta forma, estão previstas atividades na Faculdade de Educação da Unicamp, no Museu Dinâmico de Ciências de Campinas e na sede da ONG Ecobrinquedoteca, instalada no prédio do Instituto Biológico, que fica dentro do Parque Ecológico de Campinas. As atividades da semana são voltadas para professores do ensino fundamental I e II, alunos do ensino superior, visitante espontâneo, alunos e professores das escolas de Campinas e região.

A III Semana de Educação Matemática e III Malbatemática são organizadas pelo Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Matemática nos/dos Anos Iniciais (GEPEMAI) da FE, com a participação da ONG Ecobrinquedoteca do Parque, do Curso de Matemática da PUC Campinas e apoio do Museu Dinâmico de Ciências de Campinas e Museu Exploratório de Ciências da Unicamp.

Inscrições e informações sobre programação podem ser conferidas no site da III Semana de Educação Matemática e III Malbatemática.