Unicamp divulga ações de combate à Covid-19 no Enrich - rede ligada à União Europeia

Ações da Unicamp relacionadas à Covid-19 foram apresentadas em uma edição especial do boletim mensal da European Network of Research and Innovation Centres and Hubs (Enrich) - Brazil rede internacional que incentiva e facilita a cooperação em pesquisa, tecnologia e empreendedorismo. A rede apoia e fortalece agentes do setor de inovação e foi implementada pelo projeto Centro Brasil-Europa para Cooperação em Inovação e Negócios (CEBRABIC), financiado pela União Europeia através do Horizon 2020 Research and Innovation Framework Programm. A Unicamp é parceira da Enrich-Brazil por meio do Departamento de Política Científica e Tecnológica (DPCT) do Instituto de Geociências (IG).

A parceria entre a Unicamp e o Enrich surgiu através da assinatura do Consórcio CEBRABIC, projeto de 48 meses que começou em 2017 com término determinado para dezembro de 2020 no qual 12 signatários de diversos países têm o objetivo de construir uma estratégia operacional e de mercado para implementação e apoio da Rede. O docente do DPCT/IG Sergio Luiz Monteiro Salles-Filho é o responsável pela execução do projeto na Unicamp. A equipe é formada pelos docentes Sérgio Queiroz (DPCT/IG), Nicholas Vonortas (professor visitante da George Washington University) e pela pesquisadora do DPCT Luciana Lenhari.

Como membro consorciada do CEBRABIC/Enrich, a Unicamp já desenvolveu trabalhos como plano de contingência e análise de risco e ações preventivas para o processo e sucesso do negócio, o valor do consumidor; recursos e capital intelectual e avaliação de impacto da implementação do Enrich, levando em consideração as dimensões de pesquisa e inovação, econômica, social e ambiental. Apresentou o Centro no Inova Campinas 2018; promoveu o treinamento “Como escrever uma proposta para as chamadas individuais Marie Sklodowska-Curie”, em Campinas. Já em Brasília, desenvolveu o curso executivo “Avaliação de Impacto de P&D e Inovação”. Atualmente está em desenvolvimento um estudo de mercado com aspectos específicos sobre bioeconomia.

Na edição especial do boletim divulgado pelo Enrich no final de maio, informações acerca das ações que alguns de seus membros e convidados vêm desenvolvendo para combater o vírus foram apresentadas, assim como soluções para problemas resultantes da pandemia.

European Network of Research and Innovation Centres and Hubs (Enrich) - Brazil

O projeto “Reator sustentável: constituído por eletrodos de óxidos metálicos e células solares, para aplicações na descontaminação de água ou conversão de CO2 utilizando energia solar” é desenvolvido no âmbito do Centro de Inovação em Novas Energias

Estudos anteriores já apontavam a proteína MKK3 como um fator importante na sobrevivência e proliferação de células tumorais

Escritor e articulista, o sociólogo foi presidente da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais no biênio 2003-2004