4 créditos, 60 horas semestrais
Pós-Graduação,
2o Semestre de 2010  
Horário: Quintas-feiras, das 14 às 18 h
Local: Sala 204 do Centro de Lógica, Epistemologia e História da Ciência (CLE)
Prof. Silvio Seno Chibeni
Departamento de Filosofia - Unicamp
web-site: www.unicamp.br/~chibeni - e-mail: chibeni@unicamp.br
 
Ementa: 
O curso visa a apresentar e discutir metodicamente um conjunto de tópicos filosóficos relativos ao conhecimento científico, entre os quais: ciência e conhecimento ordinário; ciência e pseudo-ciência; predições e explicações na ciência; avaliação de teorias científicas; ciência e ética.
Programa do curso: Ver www.unicamp.br/~chibeni/cursos/102jc/jc107-programa.htm
Avaliação: 
Será baseada em trabalhos e tarefas distribuídos ao longo do curso e na participação efetiva nas aulas. O curso não pressupõe conhecimentos aprofundados de filosofia ou ciência, mas assume uma cultura geral razoável e capacidade de ler e compreender textos acadêmicos complexos. Requer também disponibilidade de tempo para leitura regular de textos no decorrer do curso, visto que as aulas pressuporão a leitura prévia dos textos a serem discutidos.
Bibliografia: 
(Indicações bibliográficas
mais detalhadas serão oferecidas oportunamente, tanto durante as aulas como no
site www.unicamp.br/~chibeni)
1.     Bezerra, V. A. Notas de aula “Nascimento e Desenvolvimento da Ciência Moderna”.
2.     Chalmers,
A. F. What is this Thing called Science? 2nd.
ed. Buckingham: Open University Press 1982. (O que é a Ciência, Afinal? Trad. R. Fiker. São Paulo, Brasiliense,
1993.) 
3.    
Chibeni,
S. S. Notas de aula de filosofia da ciência disponíveis na seção Textos
Didáticos do site http://www.unicamp.br/~chibeni:
“Filosofia: Noções introdutórias”; “Epistemologia: Noções introdutórias”; “A ciência e suas origens”; “Observações sobre as relações entre a ciência e a filosofia”,
“Objetivos da ciência”, “Tipos de teorias: construtivas e fenomenológicas”; “Algumas observações sobre o ‘método científico’”; Notas de aula sobre teste de hipóteses – capítulos 3 e 4 de Philosophy of Natural Science, de Carl Hempel;
Notas sobre A Estrutura das Revoluções Científicas;  Síntese de A Estrutura das Revoluções Científicas; “A
fundamentação das teorias científicas”; “O
progresso da ciência”; “Ciência
e ética”.
4.     Clotet, J. Ciência e ética: Onde estão os limites? Episteme
(Porto Alegre), n. 10, pp. 23-29, 2000. 
5.    
Cohen,
I. B. O Nascimento de uma Nova Física. Trad.
G. de Andrada e Silva. 
6.     Cupani, A. A propósito do ‘ethos’ da ciência.
Episteme (Porto Alegre), n. 6, pp. 16-38,
1998. 
7.     Cupani, A. Limites da ciência? Episteme
(Porto Alegre), n. 10, pp. 17-22, 2000. 
8.    
Feyerabend, P. K. Against Method. 
9.     Garcia, J. L. e Martins, H. O ethos da ciência e suas
transformações contemporâneas, com especial atenção à biotecnologia. Scientiae Studia v.7, n.1,
pp. 83-104, 2009. 
10.  Goldim, J. R. Rompendo os limites entre ciência e ética. Episteme (Porto Alegre), n. 10, pp. 31-37, 2000. 
11.  Grupo de História e Teoria da Ciência (IFGW-Unicamp) http://www.ifi.unicamp.br/~ghtc
12.  Haack, Susan. Defending Science – Within Reason. Between Scientism and Cynicism. 
13.  Haack, Susan. Evidence and Inquiry. Towards Reconstruction in Epistemology. 
14.  Haack, Susan. Manifesto of a Passionate Moderate. Unfashionable Essays. Chicago, 
15.  Haack, S. Filosofia das lógicas. Tradução de Luiz H.
Dutra e César Mortari. Editora Unesp: 
16.  Hahn, H., Neurath, O. & Carnap, R. A concepção cientifica do mundo – O círculo de Viena. Trad. F. P. A. Fleck. Cadernos de História e Filosofia da Ciência,
n. 10, pp. 5-20, 1986. [1929]
17.  Hempel, C. G. The Philosophy of Natural Science. Englewood Cliffs,
Prentice-Hall, 1966. (Filosofia das Ciências Naturais. Trad. P. S. Rocha. Rio, Zahar,
1974.)
18.  Herbert Marcuse,
H. A responsabilidade da ciência. Traduzido do original em
inglês por M. M. Pisani. Scientiae Studia v.7, n.1,
pp. 158-164, 2009. 
19.  Kuhn, T.
S. The Structure of Scientific Revolutions. 2nd. ed. 
20.  Kuhn, T.
S. The Road Since Structure. Chicago, 
21.  Lacey, H. Ciência, respeito à natureza e bem-estar humano. Scientiae Studia v.6, n.3,
pp. 297-327, 2008. 
22.  Lacey, H. Is
Science Value-Free? Values and Scientific Understanding. 
23.  Lacey, H. Valores e Atividade
Científica – volumes I e II. São Paulo, Associação Filosófica Scientiae Studia/Editora 34, 2008
e 2010.
24.  Lakatos, I. & Musgrave, A. (eds.) Criticism
and the Growth of Knowledge. Cambridge, Cambridge University
Press, 1970. (A critica e o desenvolvimento do
conhecimento. (Trad. O. M. Cajado.) São Paulo, Cultrix, 1979.)
25.  Lakatos, I.
Falsificação e metodologia dos programas de investigação. (Trad.
E. P. T. M. Mendes.) Lisboa, Edições 70, 1999.
26.  Losee, J. A Historical Introduction to the Philosophy of
Science. 2 ed.
Oxford, Oxford University Press,
1980. (Introdução Histórica à Filosofia da Ciência. Trad.
B. Climberis. Belo Horizonte, Itatiaia e São Paulo,
Edusp, 1979.)
27.  Lucie, P. A Gênese do Método Científico.
Rio de Janeiro, Campus, 1977. 
28.  Mariconda, P. R. Artigos
sobre Galileo . 
29.  Musgrave,
Alan. Common sense, science and scepticism: a historical introduction to the theory of
knowledge. 
30.  Nagel, E. The Structure of Science. 
31.  Neves, M. C. et al. “Galileu
fez o experimento do plano inclinado?” Revista Electrónica
de Enseñanza de las Ciencias, v. 7, n.1, 2008.
32.  Oliva, A. É a ciência a razão em ação ou ação social sem razão? Scientiae Studia v.7, n.1,
pp. 105-134, 2009. 
33.  Oliveira, M. B. & Fernandez, B.
P. M. Hempel, Semmelweis e a verdadeira
tragédia da febre puerperal. Scientiae Studia, v.5 n.1, p. 49-79,  2007. 
34.  Popper, K.
R.  Conjectures
and Refutations. 4.ed., revised. 
35.  Popper, K.
R.  Objective
Knowledge. 
36.  Popper, K.
R. The Logic of Scientific Discovery.
5.ed., revised. 
37.  Miller, D. (ed.) Popper:
Textos Escolhidos   (Trad. Vera Ribeiro.) Rio de Janeiro:
Contraponto Editora/Editora PUC-Rio,
2010.
38.  Santos, C. A. Os dez mais
belos experimentos da física. Textos sobre enquete
da revista Physics World.
Prof. C. A. dos Santos (IF-UFRGS).
39.  Silva, M. R. “Um passeio pelas principais correntes da filosofia da ciência”,
ComCiência, Revista Eletrônica de Jornalismo
Científico (UNICAMP), n. 120, 10/07/2010.
40.  Silva, T. Notas de
aula “Teoria cinética”, Profa. Tatiana da Silva (Grupo de
Pesquisa em Ensino de Física, UFSC).