HG 304 – Teoria do Conhecimento I

Graduação, 1o Sem. 2007  - Segundas, das 10 às 12 h; terças, das 10 às 12 h.

Prof. Silvio Seno Chibeni

Departamento de Filosofia - Unicamp

http://www.unicamp.br/~chibeni

 

EMENTA:

O curso visa a estudar a teoria epistemológica apresentada por John Locke no Essay concerning Human Understanding. Serão também estudados alguns capítulos do livro de Bertrand Russell The Problems of Philosophy.

 

Reposição de aulas

Conforme convocação por e-mail aos alunos, realizou-se hoje, dia 2 de julho, na sala 209 do Centro de Lógica, Epistemologia e História da Ciência (CLE) o primeiro encontro pós-greve. Partindo de sugestão do professor, modificada com as sugestões dos alunos, ficou acertado o seguinte plano de reposição de aulas e conclusão do processo avaliativo:

 

  1. Na tentativa de minimizar as perdas decorrentes da paralisação, será aproveitado todo o período restante do semestre letivo, estendido até o dia 23 deste mês (data em que, impreterivelmente, deverão ser inseridas as notas e freqüências dos alunos no sistema da DAC).
  2. Serão realizadas aulas nos dias e horários oficiais (devendo-se estudar a substituição da aula do dia 9, feriado), na referida sala do CLE.
  3. As aulas terão início às 10 horas (e não às 10:10), terminando às 12 h.
  4. Como sempre, o professor estará disponível para encontros suplementares, a pedido dos alunos, para a discussão suplementar de tópicos de interesse dos alunos.
  5. Não se deverá “correr” com a matéria, visando a meta impossível de cumprir integralmente o programa inicial.
  6. Esse programa, no entanto, será adaptado nos seguintes pontos: 1) Supressão do cap. II xxxiii, sobre associação de idéias (que poderá ser retomado em curso sobre Hume que o professor eventualmente venha a ministrar no futuro); 2) Transferência dos itens referentes ao livro III para a parte introdutória do curso HG 752 – Tópicos Especiais de História da Filosofia Moderna IV, sobre a filosofia de Berkeley, que o professor ministrará no próximo semestre (ver ementa e bibliografia no site do professor). Os alunos que eventualmente não se matricularem poderão vir às aulas como ouvintes. Ambas essas modificações justificam-se pelo conteúdo dos cursos e itens modificados.
  7. Será feita, inicialmente, uma revisão do conteúdo já visto do livro II.
  8. A avaliação será adaptada às circunstâncias desfavoráveis que se criaram, sem, no entanto, se abdicar da seriedade que o processo exige, ficando assim:
    1. Considerar fechado o conteúdo que foi objeto das duas listas de exercícios e da prova 1. Essa matéria não será mais objeto de avaliação explícita.
    2. Substituição da prova 2 (perdida), que seria realizada em sala sem consulta, por uma prova a ser feita em casa. Essa prova será distribuída em papel aos alunos no final da última aula, dia 17, devendo ser respondida em 24 horas. As respostas deverão ser entregues ao professor, na sala de aula, às 12 h. do dia 18, ou, antes disso, ao secretário do CLE, sr. Marcos Munhoz (não entregar por e-mail ou a outra pessoa!).
    3. A média final será a média aritmética das duas provas. Se esse valor for inferior a 5,0, o aluno deverá fazer exame em sala de aula, com consulta, no dia 20, às 10 horas. Para aprovação a nota do exame deverá ser tal que, em média aritmética com a média das provas, dê valor igual ou superior a 5,0.

 

(Este plano não será mais alterado, exceto pela ocorrência de fatos novos de suficiente gravidade.)

 

AVALIAÇÃO:

Será baseada em provas sem consulta e na participação efetiva nas aulas.

 

           

Calendário de provas:

 

 

 

 

BIBLIOGRAFIA BÁSICA:

 

·         LOCKE, J. An Essay concerning Human Understanding. Edited with an Introduction, Critical Apparatus and Glossary by Peter H. Nidditch. Oxford, Clarendon Press, 1975. (Observação: Os alunos deverão usar preferencialmente essa edição, disponível na biblioteca do IFCH. Mais detalhes sobre edições e traduções são fornecidos nos dois primeiros links, abaixo.)

 

·         RUSSELL, B. The Problems of Philosophy. Oxford, Oxford University Press, 1983.

 

Textos secundários: O curso é voltado primordialmente à análise direta dos textos de Locke e Russell. Textos recentes e vasta bibliografia sobre Locke podem ser encontrados no Cambridge Companion to Locke, editado por V. Chappell (Cambridge, Cambridge University Press, 1994). Uma amostra de obras representativas sobre Locke é fornecida no segundo dos links abaixo. Eventualmente, as análises durante o curso poderão sugerir a leitura parcial ou integral de algumas dessas obras e de outras a serem indicadas oportunamente.

 

·        Seleção preliminar de parágrafos do Essay a serem explicitamente estudados no curso.

·        Referências e links sobre Locke, incluindo links para versões digitais do Essay.

·        Versão digital html de The Problems of Philosophy: http://www.ditext.com/russell/russell.html

·        Breve biografia de Locke (Enciclopédia Grolier).

·        Biografia mais extensa, com apresentação geral da obra (The Internet Encyclopedia of Philosophy: http://www.iep.utm.edu/l/locke.htm)

 

 Material de apoio: Textos de apoio ao curso (cópias de artigos, notas de aula, etc.) eventualmente estarão disponíveis na seção Textos didáticos do site do professor e/ou em uma pasta no serviço de cópias do IFCH (gráfica, prédio da pós-graduação).