HG 304 – Teoria do Conhecimento I

Graduação, 1o Sem. 2007 - Prof. Silvio Seno Chibeni

Lista de exercícios no 3 – Locke, Essay, livros II e IV

Observações:

·        Esta lista não é para nota; visa somente a auxiliar o estudo dos textos do curso.

·        Forme um par com outro colega e troque com ele as respostas (redigidas individualmente). Cada um procurará corrigir a lista do outro, se preciso consultando os textos apropriados. Depois, marquem um encontro para discussão detalhada dos pontos de divergência ou dúvida.

·        Responda de forma objetiva. Seja sucinto, mas não esquemático. Cuide para que cada sentença faça sentido completo e seja compreensível por uma pessoa que não conheça o assunto.

·        Nas suas respostas, indique os parágrafos do Essay em que o assunto é abordado por Locke, usando a forma de referência padrão (edição de P. Nidditch).

 

Questões:

 

Livro II

1.     Em II i 2, Locke compara a mente, em sua origem, com um “papel em branco”. Explique essa comparação.

2.     Nesse parágrafo, Locke diz que as idéias são os “materiais da razão e do conhecimento”. De onde, em termos gerais, vêm esses materiais?

3.     Quais as duas formas de experiência, segundo Locke?

4.     Dê três exemplos de idéias de sensação e três de reflexão.

5.     Por que a explicação de Locke do processo de sensação pressupõe o realismo quanto aos corpos materiais?

6.     A tese lockeana sobre a origem das idéias parece ser refutada pela existência na mente de idéias que, como a idéia de sereia, aparentemente não provêm de nenhuma experiência. Como Locke resolve esse problema?

7.     Por quais critérios as idéias simples se distinguem das complexas? Dê pelo menos três exemplos variados de idéias simples.

8.     Quais as idéias de sensação que podem ser formadas por mais de um sentido? Explique.

9.     Explique a distinção entre idéia e qualidade. (Ver II viii 7 e 8.)

10.  Locke distingue, nos corpos, as qualidades primárias das secundárias. Quais são as sete qualidades primárias?

11.  Explique em detalhe a distinção entre esses tipos de qualidades.

12.  Aplique essa explicação ao caso concreto da idéia de calor. Como essa idéia seria formada, a partir de propriedades dos corpos?

13.  À luz dessa teoria da filosofia natural, explique a seguinte passagem de II xxiii 11: “The now secondary qualities of bodies would disappear, if we could discover the primary ones of their minute parts. Had we senses acute enough to discern the minute particles of bodies, and the real constitution on which their sensible qualities depend, I doubt not but they would produce quite different ideas in us: and that which is now the yellow colour of gold, would then disappear, and instead of it we should see an admirable texture of parts, of a certain size and figure”.

14.  Atuando sobre as idéias que possui, a mente pode formar outras idéias. Os três casos mais importantes de operação sobre idéias considerados por Locke em II 11 e 12 são: comparação, combinação (ou composição) e abstração. Quais os tipos de idéias formados por cada uma dessas faculdades?

15.  Explique o processo de abstração, considerando a formação da idéia geral de mesa.

16.  As idéias complexas dividem-se em idéias de modos e idéias de substâncias. Explique a distinção, e dê pelo menos três exemplos variados de cada.

17.  Segundo Locke, o que há de insatisfatório na idéia de substância pura?

18.  Segundo a teoria metafísica sobre substâncias que Locke critica, como seriam definidos matéria e espírito?

 

Livro IV, capítulos i e ii

19.  Qual a definição de conhecimento dada por Locke em IV i 2 ?

20.  Quais os quatro tipos de conhecimento, segundo a classificação de IV i 3 ?

21.  Dê dois exemplos de conhecimento de identidade ou diversidade.

22.  Dê dois exemplos de conhecimento de coexistência.

23.  Explique o quarto tipo de conhecimento, e dê dois exemplos.

24.  Por que esse quarto tipo na verdade não se enquadra na definição inicial de conhecimento?

25.  No capítulo IV ii, Locke estabelece a distinção entre três “graus” de conhecimento. Quais são eles? Explique o que são e forneça um exemplo de cada.