Unicamp Hoje - O seu canal da Noticia
navegação

Assessoria de Imprensa
ramais: 87018 e 87865
rcosta@obelix.unicamp.br

..........Campinas, de 26 de novembro a 2 de dezembro de 2001
Agricultura
Botânica
Debate
Seminário
Coletânia
Obra
Prevenção
Saúde
Painel da semana
Em dia
Oportunidades
Eventos Futuros
Teses
Tese
Universidade
Água
Treinamento
TV
Breves


PATENTES

 

Pesquisadora da Unicamp conquista
Prêmio Governador do Estado

O “Método De Teste Para Surdez De Origem Genética”, da pesquisadora Edi Lúcia Sartorato, da Unicamp, foi contemplado com o primeiro lugar no XXVII Concurso Prêmio Governador do Estado, e vai dividir o prêmio de R$ 22.000,00 com pesquisadores da Embrapa, premiados pelo invento “Sensor à Base de Plásticos Condutores e Lipídios para Avaliação de Paladar de Bebidas”. A Comissão Julgadora decidiu premiar os dois inventos considerados de maior mérito.

Entre as outras doze menções honrosas concedidas pelo prêmio, um dos mais importantes no segmento de pesquisa científica do Brasil, a Universidade Estadual de Campinas conquistou sete menções, ou seja, mais de 50% do total, concorrendo com instituições de peso como Petrobrás e IPT, e repetindo a excelente performance do ano passado. Segundo Douglas Zampieri, coordenador do Escritório de Difusão e Serviços Tecnológicos (Edistec), a Unicamp é a universidade brasileira com maior número de patentes, e já depositou um total de mais de 200 pedidos, dos quais 42 já foram concedidos.

As outras pesquisas da Unicamp contempladas com menção honrosa foram: Sensor Potenciométrico para Detecção de Ácido Úrico e Biomoléculas com Propriedades Físico-Químicas Similares Empregando Membrana Polimérica Dopada com Íons Ferro (III), de Lauro Tatsuo Kubota, Graciliano de Oliveira Neto e Júlio Cesar Bastos Fernandes; Sensor Potenciométrico para Determinação de Dopamina e Derivados Empregando Sistema de Análise por Injeção em Fluxo, de Lauro Tatsuo Kubota, Laércio Rover Júnior, Júlio César Bastos Fernandes e Graciliano de Oliveira Neto; Obtenção de Novos Derivados de Dibenzoilmetano que Apresentam Atividade Antineoplásica e de Aplicação Potencial como Protetores Solares, de Anita Jocelyne Marsaioli, Aderbal Farias Magalhães, Débora Nakai Biloti, Eva Gonçalves Magalhães, Francisco Benedito Teixeira Pessine, João Ernesto de Carvalho, Luciana Konecny Kohn, Márcia Aparecida Antonio e Marisa Alves Nogueira; Processo de Reciclo de Catalisadores Homogêneos em Sistemas Líquidos Bifásicos Contendo Polímero e Solventes Orgânicos, dos inventores Watson Loh, Luiz Henrique Mendes da Silva, Ricardo Gomes da Rosa, Marcos Spitzer e Laura Martinelli; Sistema De Nitrosação Baseado no Borbulhamento de uma Mistura Gasosa de Óxido Nítrico e Ar, para a Nitrosação de Tióis e Outros Substratos; de Marcelo Ganzarolli De Oliveira, Jarbas José Rodrigues Rohwedder, Amedea Barozzi Seabra e Sílvia Mika Shishido; Formulações de S-Nitrosotióis Doadores de Óxido Nítrico Incorporados em Matrizes de Poli(etileno glicol), Poli(etileno glicol)/água e Poli(etileno glicol)/etileno Glicol, e Metodologia para Incorporação de S-Nitrosotióis em Matrizes de Poli(etileno glicol), Poli(etileno glicol)/água e Poli(etileno glicol)/etileno Glicol, de Marcelo Ganzarolli De Oliveira, Amedea Barozzi Seabra e Sílvia Mika Shishido; e Matéria Prima e Processo para a Fabricação de Filtros Ópticos na Região Ultra Violeta e Visível, dos inventores Carlos Kenichi Suzuki, Raul Fernando Cuevas Rojas, Roberto Nunes Szente e Paulo Henrique De Godoy.

------------------------------------

AGRICULTURA

 

Trabalho da Feagri com imagens
digitais é premiado nos EUA

O trabalho com imagens digitais para previsão de safras em cana-de açúcar desenvolvido pelo Grupo de Estudos em Geoprocessamento da Faculdade de Engenharia Agrícola da Unicamp, ganhou um prêmio de melhor trabalho dentre os apresentados na Sessão “Local to Regional Crop Yield Assessment” do 3rd International Conference on Geospatial Information in Agriculture and Forestry, realizado em Denver-CO, USA, de 5 a 7 de novembro. Na mesma sessão estavam trabalhos do USDA/USA (Departamento de Agricultura dos USA) e do Canadá.

O planejamento e o gerenciamento do setor agrícola e, mais especificamente, do setor sucro-alcooleiro, tem se tornado cada vez mais sofisticado, requerendo informações mais precisas e com antecedência em relação à época da safra. Essas informações são essenciais para o planejamento do transporte, processamento e armazenamento da produção, bem como para a tomada de decisões relacionadas à sua comercialização, fatores importantes para o planejamento estratégico do setor. A crise energética tem chamado a atenção de volta ao setor, dado o seu potencial de produção de biomassa que pode ser aproveitada para a produção de energia.

Métodos tradicionais de coleta de informações sobre produção agrícola do setor sucro-alcooleiro, como levantamentos e observações de campo, consomem muito tempo e estão sujeitos a imprecisões que comprometem as estimativas do volume dos produtos finais (álcool e açúcar), o que influencia diretamente na composição de preços e no fechamento de contratos de fornecimento das empresas ligadas ao setor.

O sensoriamento remoto, orbital ou não orbital, proporciona uma visão sinótica da superfície, permitindo a análise e o mapeamento da distribuição espacial das áreas plantadas. Apesar dos avanços recentes no desenvolvimento de novos sensores, com maior resolução espacial, espectral e temporal, esta técnica não tem sido muito utilizada no processo de estimativa de produção.

O Grupo de Estudos em Geoprocessamento da Faculdade de Engenharia Agrícola da Unicamp está utilizando imagens de satélite e imagens obtidas por videografia multiespectral (a bordo de aviões e helicópteros) para auxiliar o processo de estimativa de safras em usinas de cana-de-açúcar. A técnica, desenvolvida a partir de um projeto de pesquisa financiado pela Fapesp, consiste em capturar imagens digitais, na faixa do Espectro do infravermelho, de áreas plantadas com cana-de-açúcar, e gerar mapas de variabilidade espacial da cultura.

Com estes mapas, é possível detectar regiões com maior ou menor produção de biomassa dentro das áreas de plantio. Estes mapas auxiliam os técnicos encarregados de estimar a produção das usinas, direcionando as suas observações de campo. Este método possibilitou uma melhora de até 12% nos valores estimados de produção, em um trabalho realizado junto com a Usina São João Açúcar e Álcool S/A, em Araras. A técnica pode ser utilizada para outras culturas, para agricultura de precisão, e também no estudo e mapeamento de vegetação natural.

 

 


© 1994-2000 Universidade Estadual de Campinas
Cidade Universitária "Zeferino Vaz" Barão Geraldo - Campinas - SP
E-mail:
webmaster@unicamp.br