Unicamp Hoje - O seu canal da Noticia
navegação

Unicamp Hoje. Você está aquiAssessoria de ImprensaEventosProgramação CulturalComunicadosPublicações na Unicamp

ciliostop.gif (380 bytes)
Jornal da Unicamp

Assine o "Jornal da Unicamp"

Semana da Unicamp

Divulgue sua
pesquisa

Assine o "Semana"

Divulgue seu assunto

Divulgue seu evento

Outros Campi

Divulgue sua Tese

Cadastro de Jornalistas

Informações
para jornalistas


Mídias

Sinopses dos jornais diários

Envie dúvidas e sugestões

ciliosbott.gif (352 bytes)
Assessoria de Imprensa
ramais: 87018 e 87865
rcosta@obelix.unicamp.br

..............Campinas, 08 a 14 de Outubro 2001

Unicamp
Unicamp
...Tecnologia - pág. 1 ...Inscrições - pág. 7
...Empreendorismo - pág. 2...Oportunidades - pág. 8
...Mestrado - pág. 2...Eventos futuros - pág 8
...Internação - pág. 2...Teses - pág. 8
...Desenvolvimento - pág. 3...Solidariedade e .Palestra - pág. 9
...Integração - pág. 3...Maternidade e .Informática - pág. 10
...Educação e Cultura - pág. 4...Artes Plásticas - pág. 11
...Emfermagem - pág.. 4...Mostra - pág. 11
...Painel da semana- pág. 5...Personagem - pág. 12
...Em dia- pág. 6...Atlestismo - pág. 10
Unicamp
....MATERNIDADE
Unicamp
Campanha destaca valor do aleitamento

O leite em pó ou de saquinho pode até ser um bom alimento para o bebê. Mas não é o ideal e não tem, nem de longe, as vantagens do leite da mãe, que já vem prontinho da fonte, não precisa ferver, não requer complemento alimentar e é totalmente de graça. Além disso, possibilita que o bebê fique imune a doenças como diarréia, pneumonia, otite, desnutrição e desidratação.

“É como se fosse uma vacina poderosa”, diz a enfermeira Silvia Inês de Paula, do Caism/Unicamp, uma das coordenadoras da 4° Semana da Amamentação, que aconteceu naquela unidade hospitalar no período de 2 a 4 deste mês. A principal proposta do evento — que coincide com a 10° Semana Mundial de Amamentação — foi, em síntese, promover a prática do aleitamento materno. Para isso, foi produzido um vídeo de 18 minutos com a finalidade de promover e criar mecanismos de proteção e incentivo ao aleitamento materno. O vídeo ficou sendo projetado durante o dia nas principais dependências do Caism como o ambulatório de obstetrícia, alojamento conjunto, neonatologia e pronto-atendimento.

O vídeo e as atividades da Semana de Amamentação foram elaboradas integralmente pelas enfermeiras Sônia Fancio, Silvia Inês de Paula e Ieda Lopes Valente, do Serviço de Enfermagem em Obstetrícia, Silvana Vieira Amarante, do Serviço de Enfermagem em Neonatologia.

As dicas — No Caism, há uma média de 24 bebês, internados juntos com as mamães, no alojamento conjunto, ao passo que no serviço de neonatologia há entre 26 e 28 crianças. Nessa área, berçário de alto risco, explica Silvia, ficam os bebês de baixo peso, que tenham alguma patologia clínica, ou que nasceram prematuramente. Permanecem ali até que tenham condições de receber alta. “Dependendo do caso, há crianças que ficam aqui até três meses”, explica Sônia Fancio.

Durante o tempo em que as mães permanecem internadas, são passadas a elas todo tipo de informação a respeito do aleitamento. São informações básicas que podem, no futuro, fazer grandes diferenças. Como, por exemplo, o banho de sol que as mamães devem tomar, todos os dias, entre 7 e 10 horas da manhã. Isso para evitar rachaduras nos seios, com as freqüentes mamadas do bebê. Para que se possa impedir o empedramento do leite, ensina-se às mães que toda vez que o peito estiver cheio ou pesado deve ser esvaziado. Para retirar o leite, sugere-se massagem suave em todo o peito. Depois, coloque o polegar e o indicador na linha que divide a aréola do restante do peito e apertar suavemente um dedo contra o outro. O leite inicialmente sai em gotas e logo depois em pequenos jatos.

Há uma série de tabus que envolvem o aleitamento materno. Um deles, talvez o mais curioso, é a questão do possível “leite fraco”, que não sustenta a criança. Para as enfermeiras do Caism, o leite da mãe “nunca é fraco”. A aparência muda conforme a fase da amamentação: nos primeiros dias o leite é em pequena quantidade, grosso e transparente. É o chamado colostro, o primeiro leite, aquele que surge no final da gravidez e aumenta nos primeiros adias após o parto; esse leite é concentrado, nutritivo e rico em anticorpos. Com o tempo, o peito produz um leite adequado para a idade do bebê, mudando a aparência conforme a duração da mamada, no início branco e aguado, e no final amarelo e gorduroso. “É uma verdadeira vacina que protege o recém-nascido de muitas doenças, e a melhor maneira de reduzir a mortalidade infantil”, diz Silvia.

 

...INFORMÁTICA

 

Funcamp disponibiliza extratos de convênios on-line

A Fundação para o Desenvolvimento da Unicamp (Funcamp) reformulou seu site e está implantando, entre outros serviços, reservas on-line para a Casa do Professor Visitante (CPV) e extratos de convênios. A nova página está no ar desde o dia 8 de agosto, no endereço www.funcamp.unicamp.br.

Segundo Edna Aparecida R. Coloma, coordenadora geral adjunta, faltavam muitas informações na antiga página da Funcamp. “Era preciso uma reformulação geral, com o objetivo de fornecer o máximo de informações para os executores de convênios, facilitando seu trabalho”, explica. Nesta linha, a nova página traz os procedimentos e normas básicos para a execução de convênios. Os dados, disponíveis no link “Convênios” informam ao pesquisador interessado como proceder e o que deve observar em termos de legislação na execução de convênios.

Como parte destes novos recursos do site, a Funcamp está implementando o saldo e extrato on-line para os executores. Os saldos e extratos de recursos disponíveis aos executores, eram consultados pessoalmente na Funcamp ou por telefone através de uma central de atendimento. Com este novo serviço o atendimento na própria Funcamp pode ser mais personalizado. A consulta destes dados on-line está em fase de testes e estará disponível na Internet no início do mês de setembro.
O sistema de consultas é resultado de uma parceria com a Fundação Arthur Bernardes (Funarbe), da Universidade Federal de Viçosa, que desenvolveu e já utiliza a ferramenta. “Acreditamos que este serviço otimizará tanto o trabalho do executor como o nosso”, aposta Edna.

A página já disponibiliza formulários para pedido de todo tipo de serviços oferecidos pela Funcamp. O que inicialmente era feito em blocos impressos, que tinham de ser retirados na sede da fundação, hoje pode ser preenchido no próprio computador pessoal. E já está em andamento a implementação do serviço de envio on-line dos formulários.

CPV – A Casa do Professor Visitante já está disponibilizando no mesmo site as reservas on-line. O serviço começou na implantação da página e já tem dado resultados. Segundo Levy Anderson Alves Corrêa, responsável por reservas e eventos na CPV, desde o dia 8 de agosto até hoje (23 de agosto), já foram feitas mais de 40 reservas pelo site. Antes deste serviço, já eram feitas reservas por e-mail, mas cada cliente enviava sua mensagem, com suas especificações. A disponibilização no site facilitou o trabalho do cliente na hora de fazer seu pedido, pois é mais objetiva.

O novo site traz também mais informações da CPV, com fotos, gráficos, tabelas de preços, além da descrição dos serviços extras oferecidos pela CPV como a locação de espaços para eventos como seminários e palestras. Ele está no site da Funcamp, no link “Casa do Professor Visitante”.

 

 
 
 

© 1994-2000 Universidade Estadual de Campinas
Cidade Universitária "Zeferino Vaz" Barão Geraldo - Campinas - SP
E-mail: webmaster@unicamp.br