Unicamp Hoje - O seu canal da Noticia
navegação

Unicamp Hoje. Você está aquiAssessoria de ImprensaEventosProgramação CulturalComunicadosPublicações na Unicamp

ciliostop.gif (380 bytes)
Jornal da Unicamp

Assine o "Jornal da Unicamp"

Semana da Unicamp

Divulgue sua
pesquisa

Assine o "Semana"

Divulgue seu assunto

Divulgue seu evento

Outros Campi

Divulgue sua Tese

Cadastro de Jornalistas

Informações
para jornalistas


Mídias

Sinopses dos jornais diários

Envie dúvidas e sugestões

ciliosbott.gif (352 bytes)
Assessoria de Imprensa
ramais: 87018 e 87865
rcosta@obelix.unicamp.br

..Campinas , de 20 a 26 de agosto 2001

Eunicamp
Eunicamp
NESTA EDIÇÃO
.....Educação - pág.1 .....Eventos futuros - pág. 8
.....Tecnologia / Difusão - pág. 2.....Teses - pág. 8
.....Saúde / Breves - pág. 3.....Personagem - pág 9
.....Atendimento - pág. 4.....Literatura - pág 9
.....Painel da semana - pág. 5.....Mídia / Lançamentos - pág. 10
.....Em dia/Inscrições - pág. 6.....Reforma / Exposição - pág. 11
.....Oportunidades - pág. 7......Mestrado - pág. 12
 
...ATENDIMENTO
Eunicamp

Congresso mostra avanços em neurologia infantil
Eunicamp

Aproximadamente 30% das crianças nas primeiras séries
escolares apresentam distúrbios de aprendizagem, sem que isso, no entanto, decorra de problemas mentais. Estes distúrbios tanto podem estar ligados à programação neurológica, como no caso das dislexias (incapacidade para ler compreensivelmente), quanto a uma dificuldade escolar no método de ensino, por exemplo, que constitui uma das problemáticas mais freqüentes hoje.
Para esses pacientes, a Unicamp está oferecendo um Ambulatório de Distúrbios de Aprendizagem na área de neurologia. Nele tem havido importantes avanços em termos de diagnóstico, tratamento e intervenção. Sua prática tem sido levada às escolas estaduais de Campinas, onde são atendidas mais de 2.800 crianças por ano. O trabalho básico consiste em realizar o diagnóstico, relacionando a função cortical (funcionamento do Sistema Nervoso Central) com a cognitiva.

É sobre parte desses distúrbios e a assistência integral ao paciente que o XVI Congresso Brasileiro de Neurologia e Psiquiatria Infantil tratará nos dias 5 a 8 de setembro, às 14 horas. Com o tema A Criança e o Adolescente no Novo Milênio: Aspectos Interdisciplinares na Neurologia e Psiquiatria, este é o primeiro Congresso Brasileiro do segmento a ser sediado em Campinas, nas três salas do Centro de Convenções e nas dependências do Instituto de Artes da Unicamp. A estimativa da organização é atingir por volta de 600 participantes.

Durante o encontro, que reunirá 180 palestrantes, serão abordados os transtornos da atenção, cujas pesquisas têm sido desenvolvidas por especialistas da USP, da PUC-RS e da UFRS.
Outro tema a ser debatido, e que na sociedade atual ainda é vítima de preconceito, é a epilepsia. Esta patologia vem alcançando notável desenvolvimento científico, trazendo esperança sobretudo a pacientes que serão submetidos à cirurgia por esta causa. A propósito, a Unicamp tem um dos maiores Ambulatórios de Epilepsia na Infância do Brasil.

A principal finalidade do encontro é mostrar justamente esses progressos e as pesquisas feitas no País em neurologia infantil, psiquiatria, transtornos de conduta e de ansiedade, distúrbios de neurodesenvolvimento, neuropsicologia e reabilitação, entre outros, dirigidos a profissionais da Saúde, graduados ou não.

Várias atividades estão programadas, como a apresentação de trabalhos, sendo que 330 já realizaram suas inscrições até o momento. “Nossa meta é atingir a interdisciplinaridade, olhando a criança e o adolescente em seus múltiplos aspectos, pois, quem não se enquadrar nesta filosofia, não conseguirá acompanhar os avanços, que hoje são multidisciplinares”, afirma a psicóloga Sylvia Ciasca, uma das organizadoras do evento.

As inscrições podem ser feitas até o dia 24 de agosto e, depois desta data, somente no local do evento. Demais informações podem ser obtidas através dos telefones 9773-1882 (Dra. Sylvia) e 9116-0933 (Dra. Ana Maria) ou do site www.psiqweb.med.br/abenepi/.


Eunicamp
Periodontia da FOP recebe prêmio internacional


A Área de Periodontia da Faculdade de Odontologia de Piracicaba foi agraciada com o prêmio internacional “Ralph V. Mckinney Jr.” conferido ao melhor trabalho publicado no ano de 2000 na revista Implant Dentistry. O prêmio foi recebido em junho durante cerimônia promovida pelo International Congress of Oral Implantologists na cidade de Las Vegas. Os autores do trabalho são os professores Francisco H. Nociti Jr., Cristine M. Stefani, Antonio Wilson Sallum e Enilson A. Sallum.

 

Eunicamp

 

 

© 1994-2000 Universidade Estadual de Campinas
Cidade Universitária "Zeferino Vaz" Barão Geraldo - Campinas - SP
E-mail:
webmaster@unicamp.br