195 - ANO XVII - 21 a 27 de outubro de 2002
Jornais anteriores
Unicamp Hoje
PDF
Acrobat Reader
Unicamp
Assine o JU
10
Capa
Embraer
Brasília
Bebês
Saúde
Microeletrônica
Fome
Agroindústria
Embalagem
Alimento
Manual
Escola
Na Imprensa
Música
Aluno
Livro
Vida Acadêmica
Agricultura
Emérito
Peixes
A pedagoga Virgilina Maria Soares: troca de experiências vivenciadas no cotidianoSAE inicia
curso de psicodrama

ISABEL GARDENAL

O Programa de Orientação Profissional, ligado ao Serviço de Apoio ao Estudante (SAE) da Unicamp, iniciou, no último dia 9, na sala 21 do Ciclo Básico, com a primeira turma de psicodrama – técnica que possibilita o tratamento, em grupo, do indivíduo pela ação dramática, orientado pela pedagoga Virgilina Maria Soares.

Essa experiência, atualmente muito difundida nas empresas, clínicas, hospitais, na Unicamp tem como foco os alunos de graduação, sendo também extensivo aos de nível médio e de pós-graduação da Universidade.

Soares observa que falta orientação adequada para os alunos fazerem suas opções, sobretudo profissionais. Em geral, suas principais queixas se relacionam à insatisfação pela escolha do curso: as aptidões não coincidem com suas finalidades.

Com o psicodrama, trocar experiências, propor soluções e dramatizar problemáticas semelhantes às vividas no cotidiano ajudam a esclarecer dúvidas para mudança de atitudes: troca ou retomada de curso com uma nova visão. Cabe ao psicodramatista conduzir as etapas de investigação, aprendizado, treinamento e encaminhamento para psicoterapia, quando necessário.

Questão de exercício - Na prática, em campo relaxado, o aquecimento tem papel decisivo para que as pessoas se sintam à vontade no grupo. À medida em que ocorre o aquecimento, propõe-se aos alunos que conversem entre si sobre as angústias de cada um ou o descontentamento em relação ao curso.

O grupo elege uma situação-problema que deverá ser recriada pelos participantes, confrontando seus modelos de relacionamento como protagonistas das cenas. A última etapa prevista pelo psicodrama é a de compartilhamento, quando o grupo manifesta seus sentimentos para aquela determinada situação. "Acredito, neste caso, que a universidade precisa oferecer oportunidades para a superação dos impasses", explica Soares

Segundo o médico Jacob Levy Moreno, que criou o método em 1921, os dramas humanos ocorrem quando as pessoas começam a perder sua espontaneidade. Assim sendo, uma das propostas do psicodrama é o resgate dessa virtude.

O SAE recebe inscrições para novas turmas.
Mais informações: telefone 3289-4135.