Edições Anteriores | Sala de Imprensa | Versão em PDF | Portal Unicamp | Assine o JU | Edição 274 - de 24 de novembro a 5 de dezembro de 2004
Leia nessa edição
Capa
Diário da Cátedra
Brito na Fapesp
Luz no risco de novo apagão
Pancada na classe média
Democracia brasileira
Prêmio: cooperação científica
Formatura: 7 espetáculos
Produção de insulina
Painel da semana
Teses da semana
Unicamp na mídia
Contaminação da água
Pecados da carne
 




A democracia consolidada

Foto: Antoninho PerriAs últimas eleições municipais colocaram o Brasil no caminho da consolidação da democracia e de seu sistema partidário. A avaliação é do professor e cientista político Bruno Speck (no destaque), do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp (IFCH). O aumento da participação dFoto:Élcio Alves/RACo eleitor em comparação aos dois últimos pleitos, o grande número de votos em legenda e o equilíbrio de forças são, na opinião de Speck, indicadores que colocam o país como “um dos pilares da democracia na América Latina”.

Alckmin escolhe Brito para a Fapesp.
Unicamp elege novo reitor em março

Foto: Antoninho Perri
O Conselho Universitário (Consu) da Unicamp reuniu-se nesta terça-feira para definir o calendário e os procedimentos do processo de consulta interna visando à indicação do novo reitor da Universidade. A definição de um calendário eleitoral já para o primeiro semestre de 2005 se deve à escolha, pelo governador Geraldo Alckmin, do reitor Carlos Henrique de Brito Cruz (foto) para a diretoria científica da Fapesp.

Pesquisa feita pelo professor Waldir Quadros, do Instituto de Economia da Unicamp, revela que 3,3 milhões de pessoas que integravam a classe média foram rebaixados socialmente durante o primeiro ano do governo Lula.

Foto:Élcio Alves/RAC

O projeto Telescópio Solar Submilimétrico (foto), desenvolvido por instituições argentinas e brasileiras, entre as quais a Unicamp, acaba de ser premiado pela Câmara de Comércio Argentino-Brasileira de São Paulo.


Uma metodologia para
alimentos contaminados

Os pesquisadores Felix Reyes, da FEA, e Susane Rath, do IQ, estão desenvolvendo metodologia para determinar a quantidade de substâncias tóxicas em carnes e embutidos.

SALA DE IMPRENSA - © 1994-2004 Universidade Estadual de Campinas / Assessoria de Imprensa
E-mail: imprensa@unicamp.br - Cidade Universitária "Zeferino Vaz" Barão Geraldo - Campinas - SP