Leia nessa edição
Capa
Planejamento Estratégico
Cartas na Mesa
Portugal
MultiCiência
Alimentos
Própolis
Nordeste
Geoprocessamento
Fotografia
Reforma Psiquiátrica
Unicamp na Imprensa
Painel da Semana
Oportunidades
Teses da Semana
Previsões Climáticas
Processo Político Boliviano
A Melhor Tese nos EUA
 

4

Cocen lança revista eletrônica
de estudos multidisciplinares

Primeiro número de MultiCiência aborda "O Futuro dos Recursos"
com artigos sobre meio ambiente

LUIZ SUGIMOTO

O professor Eduardo Guimarães, diretor da Cocen: "Uma das decisões fundamentais foi o caráter temático dado à pesquisa"A MultiCiência é a revista científica eletrônica que começa a circular neste dia 5 de novembro pela Internet, como periódico especializado em estudos multidisciplinares. A Coordenadoria dos Centros e Núcleos Interdisciplinares de Pesquisa (Cocen) da Unicamp, depois de um ano de planejamento, lança uma revista temática, plurilíngüe, que se propõe a servir como fórum de debates e de convivência das diversas áreas do conhecimento. O tema escolhido para o primeiro número é "O Futuro dos Recursos", com artigos sobre biodiversidade, energia, recursos hídricos e uma análise do discurso em torno do futuro dos recursos para o meio ambiente.

"Ao estabelecermos o projeto de trabalho para esta gestão da Cocen, pensamos em um conjunto de atividades que pudesse ligar o gerenciamento do sistema de núcleos com propostas de articulação acadêmicas. Na relação com outras unidades da Unicamp, ao lado de atividades visando, por exemplo, ao aumento da participação dos 24 centros e núcleos no ensino de pós-graduação e na extensão, planejamos a criação de um periódico científico especializado para a interdisciplinaridade e incluindo artigos de revisão de temas nas diversas áreas. Temos poucas publicações com esse perfil", explica o professor Eduardo Guimarães, coordenador da Cocen.

MultiCiência surge, portanto, como sítio do sistema de núcleos para encontro de seus cientistas, que atuarão na concepção das edições, e também como intensificador da relação com pesquisadores de outras instituições, brasileiras ou estrangeiras, na busca por textos de qualidade. "Uma das decisões fundamentais foi o caráter temático dado à revista, a fim de contemplar a interdisciplinaridade, permitindo que as pessoas possam interagir sobre um tema de diversos lugares. Decidiu-se, ainda, que ela seria publicada em pelo menos quatro idiomas (português, espanhol, francês e inglês), característica fundamental para uma revista que pretende ser de circulação internacional", explica Guimarães.

Artigos - A professora Alpina Begossi, editora chefe, afirma que os dois primeiros artigos já atribuem um caráter internacional à revista. "Um grupo de pesquisadores belgas, um italiano e um americano assinam artigos sobre a biodiversidade e as causas de sua perda, um assunto relevante quando se pensa em recursos naturais", observa a pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisa Ambientais (Nepam). Ela informa que foram incluídos um artigo tratando da escassez e poluição da água e seus impactos, outro discutindo o limite enérgico e as mudanças nas formas de utilização da energia, e um último que, a partir da lingüística, traz uma análise do discurso em torno do futuro dos recursos. "É esta a interdisciplinaridade que estamos apresentando, com as diferentes faces de um mesmo tema", avalia.

A professora Alpina Begossi, editora chefe: artigos sobre escassez e poluição da água e sobre formas de utilização da energiaMultiCiência terá mais três seções, além dos artigos: "Revisão de Livros", colocando em circulação obras importantes relacionadas com o interesse da revista; "Links", que pretende abrir um leque de interfaces com outros periódicos ou bases de dados importantes; e "Acontece", com notícias para a comunidade científica. "Os textos gerais e as inserções serão nas quatro línguas e os artigos na língua que o autor submeter. Há um projeto futuro para que também os artigos sejam traduzidos para mais uma língua", informa Eduardo Guimarães.

Indexação - A revista eletrônica, sendo uma publicação científica especializada, vai se submeter a avaliações rigorosas quanto à qualidade, buscando sua indexação e inclusão em plataformas como o Sciello da Fapesp. Internamente, os artigos são escolhidos por assessores específicos de cada área (ciências humanas, exatas, médicas, biológicas), que recomendarão sua publicação ao conselho editorial, composto por cientistas de várias instituições, predominando os de outras universidades brasileiras e estrangeiras. "A internacionalidade está presente também no conselho editorial", diz o coordenador da Cocen.

A cerimônia de lançamento da MultiCiência no auditório da Biblioteca Central (BC) da Unicamp, às 14 horas deste dia 5, será seguida de uma mesa-redonda com a participação dos professores Carlos Joly, do Instituto de Biologia; Iran F. Machado, Instituto de Geociências; Laymert Garcia dos Santos, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas; e Thomaz Borges, Laboratório de Energia da UFSC. "O detalhe é que os debatedores não assinam artigos na revista. É uma fórmula que repetiremos a cada edição, a fim de atrair outros pesquisadores para o debate e fazer com que as idéias circulem", prevê Eduardo Guimarães. A periodicidade da revista é semestral e o segundo tema já está definido: será "Arte e Ciência".

SALA DE IMPRENSA - © 1994-2003 Universidade Estadual de Campinas / Assessoria de Imprensa
E-mail: imprensa@unicamp.br - Cidade Universitária "Zeferino Vaz" Barão Geraldo - Campinas - SP