| Edições Anteriores | Sala de Imprensa | Versão em PDF | Portal Unicamp | Assine o JU | Edição 352 - 19 a 25 de março de 2007
Leia nesta edição
Capa
Urucum
Cartas
PED
Odontologia
Joge Alberto Guimarães
Leishmaniose
Sinfônica
Mercados
Degradação de Formol
Câncer
Abelhas nativas
Neo-rurais
Painel da semana
Teses
Unicamp na mídia
Livro da semana
Portal Unicamp
Ocupação urbana
Encruzilhadas da Liberdade
 

5

Sinfônica executa obra
de Jônatas Manzolli

A coordenadora do projeto, professora Selma Giorgio, ao lado da câmara hiperbárica: investiganto, também, a evolução da doença (Foto: Antonio Scarpinetti)A obra “Trópicos: variações concertantes para três percussionistas e orquestra”, do compositor e professor da Unicamp Jônatas Manzolli, será executada pela Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas, sob regência do maestro suíço Karln Martin. Serão realizados dois concertos de estréia no Teatro do Centro de Convivência, nos dias 24 de março, às 20 horas, e no dia 25, às 17 horas. É a primeira vez que uma peça sinfônica para três percussionistas solistas e orquestra sinfônica é executada em Campinas.

Iluminação é um dos aspectos inovadores

Além do compositor, esta obra conta com a participação de três solistas, todos alunos da Unicamp. A marimba de cinco oitavas será executada por César Traldi, o vibrafone estará a cargo de Cleber Campos e a percussionista argentina Daniela Cervetto será a solista de xilofone.

A obra tem seu grande foco de originalidade no uso extensivo dos instrumentos de percussão que, juntamente com os tradicionais da orquestra, são tratados de forma minuciosa. A expectativa é trazer para o ouvinte um clima rítmico, variado e de muita energia.

Na peça sinfônica, de forma poética Manzolli traduz o termo “clima” em campos metafóricos: calor, energia, variação de temperatura e como estado emocional ou sensação e estado de espírito. A peça usa a evolução de ritmos e dinâmicas para sugerir ao ouvinte o calor e a temperatura que emergem das sensações sonoras.

Outro aspecto inovador dessa obra é a utilização de iluminação que visa ampliar os sentidos do ouvinte. Esta relação já foi explorada por compositores como Scriabin, em que as cores e o som são explorados como de interação sinestésica. Manzolli utiliza os instrumentos de percussão e técnicas inspiradas na composição eletroacústica para criar pedais e ressonâncias entre os naipes da orquestra para renovar a sonoridade sinfônica. O resultado é uma diversidade de matizes orquestrais e uma grande variedade de instrumentos de percussão num espaço timbrístico inusitado.

SALA DE IMPRENSA - © 1994-2007 Universidade Estadual de Campinas / Assessoria de Imprensa
E-mail: imprensa@unicamp.br - Cidade Universitária "Zeferino Vaz" Barão Geraldo - Campinas - SP