Untitled Document
PORTAL UNICAMP
4
AGENDA UNICAMP
3
VERSÃO PDF
2
EDIÇÕES ANTERIORES
1
 
Untitled Document
 


O inglês como esperança de ascensão profissional

A maioria dos jovens carentes frequentadores de um curso de inglês oferecido por uma ONG internacional na cidade de São Paulo busca o conhecimento de outra língua como meio de mudar a condição financeira. Na opinião desses jovens, o inglês é essencial para o mercado de trabalho. “Eles não pensam em conhecer outros países ou buscar o conhecimento de outras culturas. A busca é, exclusivamente, para conseguirem melhor colocação no mercado. Não acredito que isto seja um aspecto negativo, no entanto, nos faz refletir sobre a supervalorização da língua inglesa e de sua geopolítica em nosso meio”, relata o educador Pedro Lázaro dos Santos, autor de pesquisa de mestrado apresentada no Instituto de Estudos da Linguagem (IEL), orientada pela professora Maria Viviane do Amaral Veras.

Segundo Pedro dos Santos, a escola, o mercado globalizado e, até mesmo, o discurso preconizado pela ONG afetam de forma marcante o pensamento dos jovens em relação à língua inglesa. “Os jovens em contato com os elementos do mundo pós-moderno têm seus reflexos em suas identidades linguísticas. Neste sentido, o meu trabalho expõe a projeção do inglês como mais uma commodity necessária ao mercado de trabalho”, defende o autor do estudo. Por outro lado, explica ele, os jovens acreditam que deveria existir uma valorização da língua e da cultura nacionais. O educador ouviu críticas, por exemplo, em relação à quantidade enorme de cartazes e placas com palavras em inglês espalhadas pela cidade. Questionavam o fato de muitas empresas exigirem o domínio da língua inglesa e o porquê de se sabê-la para recepcionar os turistas, ao invés de os turistas virem ao Brasil sabendo o português. “Eram muitas as indagações que denotavam uma resistência à imposição da língua inglesa”, explica Santos.

O ponto de partida para o estudo foi o contato de Santos com os alunos ao iniciar, em 2008, trabalho voluntário na ONG, cujo foco é oferecer cursos de formação profissional para jovens em condições menos favorecidas. Ele percebia em vários relatos informais que a procura pelo curso era algo extremamente valorizado. Daí surgiu o interesse em acompanhar um grupo desde o processo de seleção até a conclusão de dois semestres para entender o porquê do interesse e quais as expectativas desse jovem em relação ao curso.

No início do processo de seleção, a ONG avalia, além da condição socioeconômica, as aspirações do candidato a partir de um questionário. Também solicita que a pessoa faça uma dissertação sobre a sua vida cinco anos após o ingresso no curso de inglês. Todo esse material serviu para a análise. Na sequência, ele participou das aulas como observador e, ao final do período, entrevistou o grupo de jovens.

............................................
Publicação
Dissertação:
“As representações da língua inglesa no discurso de jovens carentes: um estudo crítico”
Autor: Pedro Lázaro dos Santos
Orientadora: Maria Viviane do Amaral Veras
Unidade: Instituto de Estudos da Linguagem (IEL)
............................................

 


 
Untitled Document
 
Untitled Document
Jornal da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas / ASCOM - Assessoria de Comunicação e Imprensa
e-mail: imprensa@unicamp.br - Cidade Universitária "Zeferino Vaz" Barão Geraldo - Campinas - SP