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Álgebra e atividades exploratórias

A álgebra vem ganhando destaque nas aulas de Matemática de duas salas do 7º ano de uma escola estadual de Campinas. Isto porque o professor Fernando Luis Pereira Fernandes adotou uma metodologia para o ensino da disciplina que despertou o interesse da garotada. Foram atividades exploratório-investigativas que proporcionaram aos estudantes compreender o significado das expressões e relacioná-las com outros assuntos da Matemática. “Eles interpretaram o problema ao invés de puramente resolvê-los de uma forma mecânica”, explica Fernandes.

A experiência também levou o educador matemático a constatar que este tipo de metodologia em que se apresentam as tarefas de caráter aberto com várias possibilidades de resoluções promove maior participação e engajamento dos alunos. É conveniente trabalhar em equipes e a aula não é apenas expositiva. “Em outras experiências em que tive a curiosidade e a participação dos alunos na atividade investigativa, não foi menor em virtude da pouca ou nenhuma relação com temas da realidade”, argumenta Fernandes, que descreveu na dissertação de mestrado apresentada na Faculdade de Educação (FE). A orientação foi realizada pelo professor doutor Dario Fiorentini e fez parte do Grupo de Pesquisa de Prática Pedagógica em Matemática (Prapem).

Na dissertação, o educador matemático evidencia que os alunos se apropriaram de um modo de produzir sentido e estabelecer relação com a álgebra a partir da leitura e escrita de textos que mobilizam signos próprios do conteúdo. “O estudante se torna protagonista e produtor do próprio conhecimento”, descreve. Ele lembra que o sétimo ano é o período em que os alunos começam a ter contato com o estudo da álgebra e, portanto, um momento propício para que sejam inseridas ações para o desenvolvimento de um letramento algébrico.

O estudo contemplou três tarefas exploratório-investigativas desenvolvidas no período de um mês. Outro desafio encontrado por Fernandes foi implementar a metodologia em salas numerosas de uma escola pública estadual. O material de análise foi constituído pelas transcrições de aulas gravadas em áudio e vídeo, pelo diário de campo de Fernandes, por narrativas produzidas por uma auxiliar de pesquisa e pelos relatórios escritos pelos próprios alunos.

Publicação

Dissertação: “Iniciação a práticas de letramento algébrico em aulas exploratório-investigativas”
Autor: Fernando Luis Pereira Fernandes
Orientador: Dario Fiorentini
Unidade: Faculdade de Educação (FE)

 



 
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