| Edições Anteriores | Sala de Imprensa | Versão em PDF | Portal Unicamp | Assine o JU | Edição 367 - 13 a 19 de agosto de 2007
Leia nesta edição
Capa
Opinião - 20 anos de petróleo
Aquecimento global
Perfil: João Semir
Combustível e saúde pública
Biblioteca do futuro
Requeijão
Lâmpadas fluorescentes
Motores trifásicos
Vestibular 2008
Talento 2007
Painel da Semana
Livro da Semana
Teses
Unicamp na mídia
Destaques do Portal
Prótese de baixo custo
Centro de Memória lança livro
 


10

Unicamp na Mídia

Gazeta Mercantil

6 de agosto - Desenvolvido e comercializado em parceria com o Laboratório de Óleos e Gorduras da Faculdade de Engenharia de Alimentos da Unicamp, o Mix é um sistema baseado em técnicas de computação flexível, que é capaz de simular misturas de gorduras hidrogenadas. Utilizando sofisticados algoritmos, ele consegue encontrar formulações que resultem nas características desejadas.

Agência Fapesp

6 de agosto - Carlos Américo Pacheco, secretário-adjunto da Secretária de Desenvolvimento do Estado de São Paulo, avalia positivamente a Lei da Inovação (10.973/04). Muito mais, no entanto, por ela ter induzido o debate sobre a relevância da inovação no país do que pelas suas conseqüências práticas. “Se não houver outras modalidades de apoio para fomentar as iniciativas de cooperação entre universidades e empresas, a lei por si só não resolverá o problema”, apontou o também professor do Instituto de Economia da Unicamp.

EPTV.com

6 de agosto - Quando eram adolescentes, eles não conheciam muita gente com mais de 30 anos que ainda estivesse solteiro. Ainda mais morando sozinho, tendo família na mesma cidade. O prolongamento da solteirice tem explicações sociais, econômicas e culturais, comenta a socióloga Elisabete Bilac, do Núcleo de Estudos Populacionais da Unicamp. Passar mais tempo estudando faz a decisão do casamento ser tardia, diz, ao mesmo tempo em que o mercado de trabalho está mais competitivo.

Gazeta de Ribeirão

6 de agosto -Pesquisa do Sindeepres (Sindicato das Empresas de Prestação de Serviços a Terceiros do Estado de São Paulo), apresentada a economistas, administradores e outras autoridades ligadas ao assunto, no Hotel Shelton Inn, em Ribeirão Preto, mostra que a terceirização do trabalho vem crescendo em ritmo alucinante na cidade. O estudo, coordenado pelo professor Márcio Pochmann, da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), mostra que, em duas décadas, o número de empresas especializadas em serviços terceirizados aumentou consideravelmente. Conseqüentemente, o de funcionários também teve salto bastante expressivo.

O Estado de S. Paulo

2 de agosto - Pesquisa feita pelo Ibope entre os dias 17 e 21 de maio mostrou que 59% dos entrevistados discordam da posição da Igreja Católica ao condenar o aborto em qualquer caso. No Código Penal, ele é permitido quando há riscos para a vida da mãe e quando a gravidez resulta de um estupro. O levantamento, divulgado com exclusividade pelo Estado, foi encomendado pela organização não-governamental Católicas pelo Direito de Decidir. “O primeiro semestre deste ano foi um momento importante para esse debate. O ministro falando no tema, a diversidade de pessoas com respeito, credibilidade e conhecimento acadêmico que começaram a se pronunciar, os cientistas que falaram no tema. Tudo isso trouxe mais informações para as pessoas”, analisa a socióloga Maria Teresa Citeli, professora do Departamento de Política Científica e Tecnológica da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). “Foi um momento em que pessoas com autoridade e legitimidade apareceram dando seus pontos de vista.”

Valor Econômico

2 de agosto - O governo estuda criar um novo órgão para cuidar da aviação civil no país. O novo ministro da Defesa, Nelson Jobim, disse que a idéia é criar uma secretaria-executiva de aviação civil do Conselho Nacional de Aviação Civil (Conac). Na avaliação do especialista em segurança e defesa da Universidade de Campinas (Unicamp) Alexandre Fuccile, uma melhor regulação seria mais eficaz para enfrentar os atuais problemas do setor de aviação. “Tenho dúvida se precisa criar uma nova estrutura”, afirmou Fuccille, que já fez parte do Ministério da Defesa, durante o primeiro mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, quando José Viegas e o vice-presidente José Alencar ocuparam a pasta.

SALA DE IMPRENSA - © 1994-2007 Universidade Estadual de Campinas / Assessoria de Imprensa
E-mail: imprensa@unicamp.br - Cidade Universitária "Zeferino Vaz" Barão Geraldo - Campinas - SP