Jornal da Unicamp 186 - 19 a 25 de agosto de 2002
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O professor Eduardo Mendes e o orientado Cláudio Araújo: provando que é possível agragar partituras ao ambiente webMúsica na web para
ouvir, editar e ensinar

RONEI THEZOLIN

Ouvir música pela web tornou-se um hábito e a tecnologia aplicada nos sites vem tornando o entretenimento cada vez mais acessível. Pensando em difundir partituras e oferecer ao professor uma ferramenta para ensinar música, Cláudio Roberto Araújo desenvolveu o software JavaMusic. O aplicativo permite a edição de partituras e o ensino a distância para alunos da escola fundamental, devido à facilidade de uso dos recursos. O trabalho serviu como dissertação de mestrado do músico na Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação (FEEC) da Unicamp.

Gerado com a extensão xml, o arquivo pode ser manipulado em um editor de textos e transmitido por e-mail. O acesso ao software é totalmente livre."O objetivo principal foi desenvolver um instrumento que desnudasse os elementos da música, despertando este prazer em crianças e jovens do ensino fundamental", afirma o professor Leonardo Souza Mendes, da FEEC, que orientou a dissertação.

Cláudio Araújo explica que mesmo sendo uma ferramenta ainda em desenvolvimento, ela já traz agilidade e dinâmica na construção, edição e execução de partituras para uso na Internet. "Mostramos ser possível agregar uma partitura ao ambiente da web, sem recorrer aos recursos tradicionais como escanear, recortar e montar um livro ou apostila", comemora o músico.

O JavaMusic apresenta outro grande diferencial, que é a capacidade de utilização por várias pessoas ao mesmo tempo e de qualquer computador, como se estivessem em uma sala de aula. "A maioria dos softwares no mercado não tem este recurso", ressalta Araújo, que vem aperfeiçoando o software a cada dia. "Ainda é preciso aprimorar a questão da musicalidade, pois o próprio computador que utilizamos não está compatível". Leonardo Mendes acrescenta que o programa não foi desenvolvido para dar resposta em tempo real. "A música tem uma estrutura temporal bem definida. O músico pode interpretá-la, mas a máquina, não. Então é preciso que a engenharia aperfeiçoe o hardware, o que já está acontecendo", adianta o professor.

Nas escolas – Leonardo Mendes informa que experiências com o JavaMusic nas escolas públicas serão realizadas no próximo ano. "Vamos escolher unidades já com estrutura montada e onde o professor utilize a ferramenta no início do aprendizado. Será possível fazer associações mais fáceis de som e notação musical", afirma. Feita a experimentação, a idéia é preparar um livro contendo as orientações para instalação e utilização do software. "É uma maneira de difundir o trabalho acadêmico e contribuir com as escolas", completa.

O JavaMusic será integrado ao PGL (The Partnership in Global Learning ou Parceria para o Ensino Global), um projeto internacional que une cinco instituições para discussão, pesquisa e desenvolvimento da educação a distância. É um projeto iniciado há quatro anos, com recursos iniciais de US$ 1 milhão da Lucent Foundation. São parceiros a Fundação Getúlio Vargas, Instituto Tecnológico de Monterrey (México), PUC-Rio, Universidade da Flórida e Unicamp.

Para saber mais

http://sheratan.mc21.fee.unicamp.br/~craraujo/mestrado/

http://www.mc21.fee.unicamp.br/mc21/