Leia nesta edição
Capa
Política industrial
Cartas
Software cirúrgico
Práticas agrícolas
Liberdade nos anos de chumbo
Mandarim 18 e 19
Produto dietético para idosos
Diesel e biodiesel
Pílula do dia seguinte
Produto para menopausa
Micro-scanner óptico
Painel da semana
Teses
Livro da semana
Unicamp na mídia
Portal da Unicamp
Pérola Negra
Educação não-formal
Matemática ensinada com arte
 


10

Destaques do Portal da Unicamp na última semana

(Foto: Neldo Cantanti)Unicamp mantém inclusão
social no 2o ano do Paais
Em tempos de discussão no Congresso Nacional sobre cotas nas universidades para estudantes vindos de escolas públicas, o Programa de Ação Afirmativa e Inclusão Social (Paais) da Unicamp conseguiu mostrar, pelo segundo ano consecutivo, que funciona. O total de estudantes egressos de escolas públicas matriculados na Unicamp em 2006 foi 31,96%, número maior do que a demanda desses estudantes, que representaram 31,31% dos inscritos no Vestibular.

O Paais é um programa de ação afirmativa sem cotas. O programa, aprovado pelo Conselho Universitário (Consu) da Unicamp em 2004, prevê que estudantes que tenham cursado todo o ensino médio na rede pública brasileira recebam automaticamente 30 pontos a mais na nota final da segunda fase. Candidatos auto-declarados pretos, pardos e indígenas que tenham cursado o ensino médio em escolas públicas também podem ter, além dos 30 pontos adicionais, mais dez pontos acrescidos à nota final.

Aprovados recursos do Planes para 20 projetos estratégicos
A Comissão de Planejamento Estratégico (Copei) aprovou no dia 11 a alocação de recursos para o Planes da Unicamp em 2006. Um total de R$ 1,3 milhão será destinado ao desenvolvimento de 20 projetos, selecionados entre os 71 apresentados em 2005. Com a aprovação, encerra-se a fase iniciada em 2004, quando foram definidos os programas e linhas a serem implementados nos próximos anos. A partir de agora se inicia nova fase, que prevê a execução dos projetos, acompanhada de sua análise e revisão.

Entre os recursos a serem distribuídos, a maior parcela (R$ 360 mil) será destinada à infra-estrutura para salas de aula. Os 71 projetos apresentados resultaram dos planejamentos estratégicos feitos pelas unidades e órgãos. A aprovação dos recursos seguiu os seguintes critérios: prioridade do projeto; abrangência institucional; impacto dos resultados com relação à visão de futuro da Universidade; e viabilidade de execução. Os projetos também deveriam estar sintonizados com as 54 linhas de ação, derivadas dos 16 programas aprovados em 2004, e que norteiam o Planes da Unicamp.

Veja notas detalhadas

SALA DE IMPRENSA - © 1994-2005 Universidade Estadual de Campinas / Assessoria de Imprensa
E-mail: imprensa@unicamp.br - Cidade Universitária "Zeferino Vaz" Barão Geraldo - Campinas - SP