Reitoria e Instituto de Economia manifestam apoio a Márcio Pochmann

Autoria
Edição de imagem

A Reitoria da Unicamp e a direção de seu Instituto de Economia (IE) vêm a público cumprimentar o professor Márcio Pochmann, titular aposentado e colaborador dessa instituição, pela sua indicação à presidência do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Reiteramos aqui o respeito e o reconhecimento pela trajetória acadêmica e política de nosso colega e lamentamos profundamente as tentativas de desqualificação a que tem sido submetido nos últimos dias. Essas, em grande parte das vezes, envolvem o IE e a Unicamp.

Não cabe a uma instituição pública como a nossa se posicionar em disputas internas a outros órgãos públicos, muito menos opinar sobre as escolhas de um governo. Mas gostaríamos de pontuar alguns aspectos.

A atribuição — leviana — de eventuais manipulações de estatísticas num futuro exercício do cargo é uma arma retórica que não costuma fazer parte desse tipo de discussão e se revela bastante inusitada. Não parece o tipo de recurso que engrandece o debate num momento de necessária reconstrução das relações políticas e institucionais no Brasil.

As adjetivações, inverdades ou difamações dirigidas ao instituto e à Universidade — que não são novidade — revelam mais uma vez desconhecimento da realidade e intolerância à diversidade de pensamento, em uma área do conhecimento tão rica quanto a Economia ou as Ciências Humanas em geral. Prestam-se muito mais aos acalorados (e pouco iluminados) atritos em redes sociais, que tanto mal causam à convivência social no Brasil e no mundo atualmente. No debate acadêmico, a desqualificação costuma ser sintoma de falta de argumentos melhores.

Orgulhamo-nos da contribuição de vários economistas e outros docentes da Unicamp ao país, em diferentes etapas e diferentes governos, e da orientação geral das reflexões desenvolvidas nesta Universidade, que não se limitam aos cânones do pensamento convencional e sempre estiveram preocupadas com o desenvolvimento do Brasil. Neste rumo, sempre houve e há espaço para divergências, opiniões e atuações pessoais. 

Por fim, desejamos a Márcio Pochmann sucesso e excelente gestão à frente do IBGE, instituição com credibilidade e história, fundamental para o conhecimento e a formulação de políticas públicas.

Campinas, 28 de julho de 2023

Leia mais: 

Professor colaborador do Instituto de Economia, Pochmann será o novo presidente do IBGE

Imagem de capa
Audiodescrição. Foto: Antonio Scarpinetti. Montagem com 2 fotos. Em primeiro plano, ao centro, imagem de busto um homem, voltado para a esquerda da foto, sendo que ele usa óculos e traja camisa polo com listras verticais em preto, cinza e linhas vermelhas, intecaladas. Na outra foto, ao fundo de toda imagem, telhado de uma ampla edificação térrea formada por estruturas metálicas do tipo zigue-zague. À frente da edificação há vários arbustos floridos em branco e vermelho. Imagem 1 de 1

twitter_icofacebook_ico

Atualidades

A honraria foi aprovada por unanimidade pelo plenário da Câmara Municipal de Campinas 

As instituições são avaliadas a partir de cinco critérios: qualidade do ensino, pesquisa científica, mercado de trabalho, inovação e internacionalização

O professor de Direito Internacional  da Unicamp Luís Renato Vedovato foi o convidado do videocast Analisa, uma produção da Secretaria Executiva de Comunicação

Cultura & Sociedade

O coral leva um repertório de música popular brasileira, com as canções da parceria Toquinho e Vinícius, e o samba paulista de Adoniran Barbosa

Para o pró-reitor, Fernando Coelho, a extensão deve ser entendida como “o braço político do ensino e da pesquisa”