Unicamp concede quase 10 mil isenções da taxa de inscrição

Edição de imagem

A Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest) divulga a lista de candidatos contemplados com a isenção do pagamento da taxa de inscrição para o Vestibular Unicamp 2024, válida também para quem se inscrever na modalidade Enem-Unicamp 2024. No total, 9.888 estudantes receberam o benefício e estão isentos do pagamento da taxa. O número é o segundo maior registrado pela Comvest desde o início do Programa, em 2000, ficando atrás somente da estatística de 2021. Todos os candidatos que preencheram os requisitos foram beneficiados.

Acesse a relação de contemplados 

Nos últimos anos, a Comvest registrou os seguintes números de beneficiados pelo Programa de Isenção da Taxa — 2023: 8.546; 2022: 8.386; 2021: 11.810; 2020: 8.304; 2019: 7.696; 2018: 8.653; 2017: 7.302; 2016: 5.998; 2015: 4.568.

Acesse a série histórica completa

No segundo ano de implantação, a modalidade 4, para bolsistas em escolas particulares com renda bruta de um salário-mínimo e meio mensal por morador, previa um total de 150 isenções. Diante da demanda expressiva recebida, a Comvest decidiu atender a todos os estudantes que comprovaram se encaixar nos requisitos solicitados e, assim, concedeu 930 isenções nessa categoria.

A partir de hoje, os contemplados começam a receber — exclusivamente via e-mail — um comunicado sobre o benefício. Importante: Os contemplados não são automaticamente inscritos no Vestibular Unicamp 2024 ou na modalidade Enem-Unicamp. É preciso, posteriormente, fazer as respectivas inscrições, utilizando o código de isento fornecido pela Comvest. O calendário do Vestibular Unicamp 2024 já foi divulgado, e as inscrições serão realizadas do dia 31 de julho ao dia 31 de agosto de 2023, pela internet. Já as inscrições para a modalidade Enem-Unicamp serão realizadas em novembro.

As isenções da taxa de inscrição do Vestibular Unicamp foram oferecidas em quatro modalidades. A maior parte das isenções concedidas coube à modalidade 1, dirigida a candidatos de famílias de baixa renda (com até um salário-mínimo e meio bruto mensal por morador do domicílio) e que estudaram o ensino médio integralmente em escolas públicas, em que 7.856 estudantes receberam o benefício. Na modalidade 2, para funcionários da Unicamp/Funcamp, 33 candidatos tiveram isenção da taxa de inscrição. A modalidade 3, oferecida para aqueles que se candidatam aos cursos noturnos de Licenciatura ou Tecnologia (licenciaturas em Ciências Biológicas, Física, Letras, Licenciatura Integrada Química/Física, Matemática e Pedagogia; tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e em Saneamento Ambiental), beneficiou 1.069 candidatos. Já na modalidade 4, o número foi de 930 isenções concedidas.

Inscrições indeferidas

Candidatos que tiveram sua inscrição indeferida poderão solicitar recurso, devidamente justificado, através do preenchimento de formulário eletrônico específico, disponibilizado na página eletrônica da Comvest, a partir da divulgação da lista de contemplados e até as 17 horas (horário oficial de Brasília) do dia 31 de julho de 2023. O resultado do recurso será divulgado no dia 2/8/2023.

Matéria publicada originalmente no site da Comvest.

Imagem de capa
Todos os candidatos que preencheram os requisitos foram beneficiados

twitter_icofacebook_ico

Atualidades

A honraria foi aprovada por unanimidade pelo plenário da Câmara Municipal de Campinas 

As instituições são avaliadas a partir de cinco critérios: qualidade do ensino, pesquisa científica, mercado de trabalho, inovação e internacionalização

O professor de Direito Internacional  da Unicamp Luís Renato Vedovato foi o convidado do videocast Analisa, uma produção da Secretaria Executiva de Comunicação

Cultura & Sociedade

O coral leva um repertório de música popular brasileira, com as canções da parceria Toquinho e Vinícius, e o samba paulista de Adoniran Barbosa

Para o pró-reitor, Fernando Coelho, a extensão deve ser entendida como “o braço político do ensino e da pesquisa”