Alunos da Unicamp ensinam educação financeira a moradores de comunidade de São Paulo

Autoria

Estudantes de graduação da Unicamp que integram o projeto de extensão universitária Grupo Mercado Financeiro (GMF) vêm ministrando, desde o segundo semestre de 2022, um curso de finanças pessoais para moradores da comunidade da Vila Prudente, localizada no bairro paulistano de mesmo nome. Resultado de uma parceria com a Arca, organização da sociedade civil de origem francesa que atua há mais de duas décadas na região, o curso é credenciado pela Escola de Extensão da Unicamp (Extecamp). A cerimônia de formatura da segunda turma foi realizada na última quinta-feira (29), na cidade de São Paulo, e reuniu parte dos 14 alunos responsáveis pela iniciativa.

Fundado há 11 anos por estudantes de graduação de diversos cursos da Unicamp, o GMF já possuía experiência em oferecer cursos para o público interno do campus de Barão Geraldo, em Campinas, quando decidiu expandir sua atuação. Rodrigo Lanna, professor do Instituto de Economia (IE) e supervisor do GMF, conta que o curso oferecido na Vila Prudente é o primeiro resultado dessa estratégia. “Esse é um projeto de extensão com ‘E’ maiúsculo. Nele, os alunos da Universidade não estão olhando para si, estão olhando para um terceiro que está fora da Universidade”, afirma.

O professor do Instituto de Economia Rodrigo Lana, supervisor do GMF: "projeto de extensão com E maíusculo"
O professor do Instituto de Economia e supervisor do GMF, Rodrigo Lana: "projeto de extensão com E maiúsculo"

Para além da atuação na área social, o GMF acabou se tornando um canal eficiente para quem quer ingressar no mercado financeiro. “É comum ex-alunos que integraram o projeto contratarem estudantes daqui”, conta o docente. O grupo, que se dedica à capacitação em finanças e à aproximação da Unicamp com o mercado financeiro, não apenas promove cursos sobre temas variados (ministrados pelos próprios alunos), como também realiza anualmente a Semana do Mercado Financeiro – com a participação de representantes de grandes fundos internacionais de investimento. “Na pandemia, seus cursos foram bastante procurados, tendo formado turmas de mais de cem alunos”, completa.

Acesso à educação financeira

A proposta é contribuir para a democratização do acesso à educação financeira, tema negligenciado pelo ensino brasileiro, pontua Lanna. Todo o material utilizado foi produzido, fornecido e confeccionado pelo próprio grupo a partir das demandas da comunidade e dos conhecimentos adquiridos pelos estudantes da Unicamp em suas atividades didáticas.

“Priorizamos o que vai impactar no dia a dia deles para tentar oferecer, depois, opções para que consigam tomar decisões sozinhos”, esclarece a aluna de economia Laura Ramos, responsável por coordenar os projetos sociais do GMF. “Essa segunda turma do curso teve 25 moradores, com idades entre 16 e 60 anos. Tivemos 100% de assiduidade nas aulas, do começo ao fim”, resume.

##
Grupo envolvido na atividade da comunidade da Vila Prudente, em São Paulo: transformação na vida das pessoas

O programa do curso se divide em três eixos principais – orçamento familiar, empréstimos e reserva de emergência – e começa com conceitos básicos. Todas as aulas são práticas. Para abordar temas complexos, como endividamento e crédito rotativo do cartão, são propostas situações cotidianas. “Incentivamos a participação dos alunos, pedindo para darem exemplos, porque essa interação ajuda a se lembrarem [do que foi ensinado] e a se sentirem incluídos no processo”, diz Victoria Antonello, aluna de economia do IE. Essa contribuição enriquece o aprendizado, complementa Caio Rehder, estudante de engenharia elétrica e presidente do GMF. “Quem mais compartilha são os que têm 55, 60 anos. Eles têm muita experiência de vida e constantemente trazem exemplos para serem discutidos. Sempre tiramos alguma coisa dali”, relata.

Novato no GMF, o estudante de engenharia mecânica Bernardo Brandão acredita que atuar na Vila Prudente é uma oportunidade de colaborar para uma transformação real na vida das pessoas. “Nós, que estamos usando de recursos públicos para aprender, podemos passar esse conhecimento em lugares nos quais ele realmente faz mais diferença, ensinando pessoas a terem um maior controle sobre sua situação pessoal e, assim, a terem uma vida melhor. Quando a gente começa a se educar financeiramente, começa a ver o quanto isso muda a nossa vida”, conclui.

Imagem de capa
Grupo Mercado Financeiro (GMF) foi fundado há 11 anos por estudantes de diversos cursos da Unicamp

Para o pró-reitor, Fernando Coelho, a extensão deve ser entendida como “o braço político do ensino e da pesquisa”