Nova turma de mediadores e conciliadores reforça o diálogo e a cultura de paz na Universidade

Numa parceria entre a Educorp e a Câmara de Mediação e Ações colaborativas, com apoio da Reitoria, teve início na última sexta-feira (2) a 2ª Edição do Curso para Formação e Atualização de Mediadores e Conciliadores. As aulas acontecerão todas as sextas-feiras, durante três meses. Além dos novos alunos, essa edição também recebe alunos que concluíram a primeira edição do curso em 2019, para revalidarem suas credenciais, a fim de continuar o exercício técnico da mediação, interna e externamente.

A abertura solene ocorreu no Auditório da Escola de Educação Corporativa da Unicamp (Educorp), com a presença da coordenadora-geral da Unicamp, Maria Luiza Moretti, representando o reitor Antonio José de Almeida Meirelles. Moretti compartilhou sua experiência profissional como médica epidemiologista, trabalhando à frente de graves eventos epidêmicos (HIV, influenzas, covid etc.), em situações que, por sua própria natureza, produziram tensões e conflitos que exigiram habilidades para serem conduzidas.

A coordenadora-geral destacou a relevância do “saber ouvir o problema do outro” e reforçou valores da formação do curso, tais como: “tratar com impessoalidade, neutralidade, imparcialidade, sigilo e confidencialidade, valores intrínsecos ao exercício da função pública”.

Aula inaugural da segunda edição aconteceu na última sexta-feira (2/6)

O juiz de Direito e membro do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Disputas (Nupemec) Marcos Alexandre Bronzaro Pagan, representando, no ato, a desembargadora Maria Lúcia Ribeiro, abordou a formação mediadora como estratégia para trazer paz e entendimento nas relações humanas, sendo “a aplicação de métodos e estudos científicos a base para a preparação dos profissionais que lidam com situações conflituosas”.

Maria Augusta Pretti Ramalho, Coordenadora da Câmara de Mediação e Ações Colaborativas da Unicamp, ressaltou a importância institucional da formação para a Unicamp, no que tange ao reconhecimento de que os meios não adjudicatórios são potentes instrumentos para a promoção de transformações individuais e relacionais relevantes, dos direitos humanos e do desenvolvimento social.

Edison Cardoso Lins, diretor executivo da Escola de Educação Corporativa (Educorp), órgão responsável por ações de formação e desenvolvimento de competências para os servidores da universidade, ressaltou a importância da segunda edição do curso “como a consolidação da diversificação dos temas na pauta da Escola”. Ressaltou, ainda, que uma “Escola de Educação e de Formação Corporativa deve ser um espaço educacional abrangente, para que possa exercer um papel estratégico para as demandas da universidade”. Salientou, também, que a “Educorp é um espaço pioneiro da Unicamp, entre as universidades públicas estaduais paulistas”.

A Procuradora Geral da Unicamp, Dra. Fernanda Lavras Costallat Silvado, esteve presente na solenidade. Como na primeira edição, o conteúdo programático do curso foi concebido e organizado pelo professor da Faculdade de Direito da USP Antônio Rodrigues de Freitas Júnior e por Célia Regina Zapparolli, advogada atuante no campo da mediação de conflitos. A segunda edição conta com a supervisão e acompanhamento administrativo de Valéria dos Santos Gouveia Martins, com apoio de profissionais da Escola.

##
A Câmara de Mediação e Ações Colaborativas contará com 50 integrantes formados do corpo técnico e docente da Unicamp, selecionados através de Edital, entre 86 inscritos

Dimensão e Objetivos da Formação

A primeira edição do curso aconteceu em 2019, marcando o início do funcionamento da Câmara de Mediação e Ações Colaborativas da Unicamp. Ao todo, agora, serão formados 50 integrantes do corpo técnico e docente da Unicamp, selecionados através de Edital, entre 86 inscritos. Há um número expressivo de inscritos oriundos da USP e do público geral, inclusive de outras universidades públicas do país.

Os novos concluintes deverão atuar como mediadores na Câmara de Mediação da Unicamp, que já conta com a atuação de 45 mediadores capacitados na primeira edição. A mediação oferece a possibilidade das partes envolvidas num conflito ou controvérsia encontrarem soluções adequadas aos seus contextos e que atendam às suas expectativas, com o restabelecimento de relações interpessoais harmoniosas, voltadas à cultura de paz. Assim, através de instâncias e canais institucionais, de formação, mediação e ações colaborativas, a Unicamp aponta que, através do diálogo, deve haver transformação positiva na qualidade das relações interpessoais e da convivência ética no ambiente universitário.

Matéria originalmente publicada no site da Educorp.

Imagem de capa
Mesa de abertura da segunda edição do curso para formação e atualização de mediadores

Para o pró-reitor, Fernando Coelho, a extensão deve ser entendida como “o braço político do ensino e da pesquisa”