HC promove mutirão de cirurgia de catarata para moradores de Campinas

O Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp e a Prefeitura de Campinas realizaram, no dia 20 (sábado), um mutirão para a triagem pré-operatória de pacientes do município com catarata. Compareceram cerca de 300 pessoas, a maioria idosos, que realizaram diversos exames pré-operatórios como potencial de acuidade macular, ultrassonografia, biomicroscopia, acuidade visual sem e com correção, tonometria de aplanação, fundo de olho, mapeamento de retina, ecobiometria ultrassônica e microscopia especular de córnea, entre outros.

O secretário executivo da Secretaria de Estado da Saúde, Sérgio Yoshimasa Okane, acompanhou pessoalmente o mutirão e foi recebido no HC pela superintendente do hospital, Elaine Cristina de Ataíde, pelo coordenador de Assistência, José Barreto Carvalheira, e pela coordenadora da ação, a oftalmologista Denise Fornazari. A oftalmologista explicou que foi necessário refazer vários exames para diagnosticar o grau do comprometimento ocular causado pela catarata já que alguns pacientes aguardam a cirurgia há mais de dois anos.

O mutirão teve início às 8h e se encerrou às 14h. A ação mobilizou quase cem profissionais entre docentes, médicos contratados, fellows da oftalmologia, médicos residentes, alunos da Faculdade de Ciências Médicas e profissionais de enfermagem. A remoção de catarata é uma cirurgia eletiva e ambulatorial, realizada sob anestesia local, geralmente do tipo bloqueio regional, associada à sedação para a aplicação da anestesia. Os casos prioritários já começam a ser objeto de cirurgia nesta semana. Aos pacientes diabéticos houve orientação das equipes sobre o uso da insulina ou hipoglicemiante oral, no dia da cirurgia, para evitar a hipoglicemia decorrente do jejum.

Matéria originalmente publicada no site do HC da Unicamp.

Imagem de capa
O mutirão teve início às 8h e se encerrou às 14h; a ação mobilizou quase cem profissionais entre docentes, médicos contratados, fellows da oftalmologia, médicos residentes, alunos da FCM e profissionais de enfermagem

Para o pró-reitor, Fernando Coelho, a extensão deve ser entendida como “o braço político do ensino e da pesquisa”