Reitor recebe Medalha do Centenário do Corpo de Bombeiros

O reitor da Unicamp, Antonio Meirelles, recebeu nesta sexta-feira (15), a medalha “Centenário do Sétimo Grupamento de Bombeiros” – honraria que tem como objetivo destacar personalidades civis e militares que, pelos seus atos relevantes e empreendedores, enaltecem a Polícia Militar do Estado de São Paulo, em especial, o Corpo de Bombeiros.

A solenidade de entrega da medalha é um evento que integra as comemorações pelos 122 anos da unidade do Corpo de Bombeiros em Campinas. “É, para mim, uma honra carregar essa medalha. Agradeço do fundo do meu coração pelo meu nome ter sido escolhido. Imagino que esse orgulho também seja de todas as demais pessoas que aqui foram agraciadas”, disse o reitor. “Para além de uma honra pessoal, essa medalha marca um novo momento nas relações entre as duas instituições”, acrescentou. “Neste caso específico, uma aproximação com o Corpo de Bombeiros, mas que a gente tem feito também com a Polícia Militar e com a Polícia Militar Ambiental”, lembrou. “Eu tomei posse em abril do ano passado e em agosto fizemos a primeira reunião que retomou um projeto antigo: o de ter uma sede do Corpo de Bombeiros dentro da Unicamp”, contou o reitor. “Esse terreno foi concedido e a gente está mais perto de realizar esse sonho”. Meirelles lembrou ainda que os alunos do curso de Arquitetura da Unicamp chegaram a fazer projetos para a construção da nova sede. “Tivemos 12 propostas formuladas. É claro que é o Corpo de Bombeiros que vai decidir (sobre o prédio), mas isso mostra o engajamento da nossa comunidade”, destacou.

Na solenidade, o reitor da Unicamp lembrou que o Corpo de Bombeiros terá uma sede no campus da Universidade, em Barão Geraldo

O reitor disse também que o envolvimento da Unicamp com a região se dá em setores tradicionais, como na área de assistência e saúde, por exemplo, mas também em áreas novas. "Juntamente com a Agemcamp (Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Campinas), estamos finalizando o processo para instalação de um radar meteorológico na Unicamp. Um equipamento que será importante para toda a região”, disse ele.

Durante a solenidade, o tenente coronel Eglis Roberto Chiachirini, comandante do 7º Grupamento do Corpo de Bombeiro, fez uma homenagem às vítimas da pandemia e promoveu a badalada do sino, em um sinal de respeito aos mortos pelo vírus e de solidariedade aos familiares. “Essa pandemia mudou até mesmo o nosso símbolo. Agora temos a 19ª estrela”, disse. Cada estrela, explicou, é dedicada a uma luta da corporação.

Além do reitor, receberam a medalha o prefeito de Holambra, Fernando Capatto, e a secretária de Turismo de Campinas, Alexandra Capriolli. Também foram homenageados personalidades militares, empresários e empreendedores.

Reitor recebe Medalha do Centenário do Corpo de Bombeiros