Semana Mundial do Espaço tem programação na Unicamp

astrônomo dá palestra em auditório

“O Espaço une o Mundo” é o tema da Semana Mundial do Espaço deste ano, que acontece de 4 a 10 de outubro. Na Unicamp, a programação é comandada pelo Instituto de Pesquisas Científicas, grupo de divulgação científica formado por estudantes do Instituto de Física “Gleb Wataghin” (IFGW). Como parte do programa, nesta terça-feira (9), o astrônomo Nelson Travnik proferiu a palestra Contribuição da astronomia brasileira no Projeto Apollo.

“O Projeto Apollo reuniu 171 astrônomos de 31 países. Foi um dos mais importantes da humanidade até hoje, juntamente com o programa do Cometa Halley”, afirmou Travnik. O Projeto Apollo, coordenado pela NASA, conduziu missões espaciais entre 1961 e 1972 com o objetivo de colocar o homem na Lua. Travnik compôs a equipe brasileira encarregada de ”patrulhar nosso satélite intensivamente”.

menino com revista aberta na mão
Estudante lê matéria publicada sobre o Projeto Apollo

Carolina Martins de Souza, aluna do terceiro anos do curso de física e uma das responsáveis pelo evento, ressaltou o papel do astrônomo na ciência do país. “Travnik é um dos pioneiros da astronomia brasileira. Ele influenciou muita gente que hoje está fazendo pesquisa de ponta na área da astronomia”, relatou.

menina dá entrevista
Carolina Martins de Souza, do grupo de divulgação científica, Instituto de Pesquisas Científicas.

A programação continua nesta quarta-feira (10), às 16 horas, com a palestra "Exoplanetas", do professor do Departamento de Astronomia do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo (USP), Eduardo Janot, no Auditório do IFGW. Na quinta-feira (11), às 15h30, será exibido o episódio da série Cosmos "Os limites do oceano cósmico", no Museu da Imagem e do Som (MIS) de Campinas.

Para mais detalhes, acompanhe o Instituto de Pesquisas Científicas nas redes sociais.

estudantes acompanham palestra
O evento aconteceu no auditório do IFGW