Secretário de Educação do Estado visita a Unicamp

Reitor Marcelo Knobel aparece sentado em frente ao secretário durante a reunião
Reunião no Gabinete do Reitor: Marcelo Knobel recebe o secretário José Roberto Nalini

A Unicamp e a Secretaria do Estado da Educação devem intensificar colaborações e criar novas parcerias, a partir de uma relação mais estreita entre as duas instituições. Na manhã desta segunda-feira (3) a Universidade recebeu a visita do secretário José Roberto Nalini. Ele foi recepcionado pelo reitor Marcelo Knobel, além da coordenadora geral da Unicamp Teresa Atvars. Também participaram da reunião os pró-reitores de Graduação, Eliana Amaral e de Pós-Graduação, André Tosi Furtado.

Vários assuntos de interesse comum foram discutidos. O reitor da Unicamp destacou algumas iniciativas da Universidade, como o ProFIS (Programa de Formação Interdisciplinar Superior), voltado aos estudantes que cursaram o ensino médio em escolas públicas de Campinas. Também foram mencionados cursos realizados na Unicamp para formação de professores e preparação de diretores de escolas, além de programas como o Ciência e Arte nas Férias.

O secretário Nalini afirmou que a Unicamp pode contribuir em encontrar soluções para tornar o ensino mais atraente para os alunos. “Nós temos uma deficiência tanto no ensino como no aprendizado de uma didática que torne a ciência mais atraente para o estudante brasileiro”, afirmou. A rede estadual tem cerca de 4 milhões de alunos, 5. 427 escolas e 400 mil profissionais em folha, de acordo com o secretário. “Há vários projetos já exitosos que precisam continuar além de outros que possam surgir em colaboração com a Unicamp, levando em consideração que nós estamos prestes a implementar uma base comum curricular”, comentou.

Nalini disse ainda que sua visita teve como objetivo “evidenciar o respeito que o governo do Estado tem pela Unicamp, além de demonstrar o interesse da educação pública estadual pela universidade”. O reitor Marcelo Knobel disse que “é uma alegria receber o secretário, nessa aproximação com a secretaria que é uma parceira fundamental. Vamos estabelecer uma agenda de discussão para começar a fazer projetos em colaboração e ajudar a melhorar a educação do nosso estado que tanto precisa”. Após a reunião o secretário fez uma visita a vários pontos da Unicamp, acompanhado de Knobel.

Pró-reitores e reitor posam para foto no GR junto ao secretário
André Tosi Furtado, Eliana Amaral, o secretário Nalini, Marcelo Knobel e Teresa Atvars na sala de reuniões do gabinete