Unicamp celebra 50 anos dos campi de Limeira e Piracicaba

Edição de imagem

 

Para encerrar a comemoração dos 50 anos da Unicamp nos campi de Limeira e Piracicaba foi enterrada na Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA) uma cápsula do tempo com informações, fotos e registros de todos os campi da Universidade. Enterrada em um memorial na praça das bandeiras, ela guardará os objetos e mensagens por 25 anos, até ser aberta novamente.  Até ser aberta, a comunidade acompanhará a contagem regressiva em um cronômetro eletrônico que foi desenvolvido pelo Laboratório de Sistemas Embarcados, coordenado pelo técnico Rodrigo Ximenes, da Faculdade de Tecnologia (FT). 

O evento contou com a participação do reitor José Tadeu Jorge; do prefeito de Limeira, Paulo Hadich; das pró-reitoras de Pesquisa, Gláucia Pastore; de Pós-Graduação, Rachel Meneguello; do chefe de gabinete adjunto da Reitoria, Osvaldir Pereira Taranto; da professora Ítala Maria Loffredo D’Ottaviano, presidente da comissão dos 50 anos da Unicamp; do diretor da FCA, Peter Schulz; da diretora da Faculdade de Tecnologia (FT), Luísa Gachet; e do diretor do Colégio Técnico de Limeira (Cotil), Paulo Sérgio Saran. 

Também participaram docentes, alunos e funcionários da FCA, FT, da Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP) e do COTIL, além de funcionários já aposentados e autoridades das secretarias municipais de Limeira. O evento foi organizado sob a Coordenação da assessora do Escritório da Reitoria, Ana Maria Sampaio, e do  Posto Avançado SAE/ Limeira,  representado pelas assistentes sociais Elaine Barbosa e Patricia Zanette.

Durante a celebração, as baterias das atléticas da FCA e FT tocaram o hino nacional. Alunos do Cotil também fizeram apresentações musicais. A cerimônia foi aberta pela professora Ítala Maria Loffredo D’Ottaviano, presidente da comissão dos 50 anos da Unicamp que evidenciou as atividades que foram realizadas com destaque para Limeira, além de relatar a importância do envolvimento da comunidade para o sucesso de ações como esta.

Logo após, houve o pronunciamento do professor José Tadeu Jorge. “Temos que agradecer a parceria com o município. A Unicamp colaborou com Limeira e com certeza Limeira colaborou para que a Unicamp se implantasse e se desenvolvesse aqui da forma que se desenvolveu”, disse. Para o prefeito de Limeira, “a cidade, bem como toda a região, só tem a ganhar com a presença da Unicamp e a qualidade do conhecimento gerado pela Universidade.” 

O diretor da FCA, Peter Schulz, e a diretora da Faculdade de Tecnologia (FT), Luísa Gachet, falaram sobre a forma como a Unicamp cresceu e se desenvolveu. Eles também mencionaram as expectativas para os próximos 25 anos. Ao final, as baterias Lobatucada, Bongoteria, Batucaaaki e Invocada, das atléticas da FCA e FT, cantaram os parabéns pelos 50 anos da Universidade. 

 

twitter_icofacebook_ico

Atualidades

A honraria foi aprovada por unanimidade pelo plenário da Câmara Municipal de Campinas 

As instituições são avaliadas a partir de cinco critérios: qualidade do ensino, pesquisa científica, mercado de trabalho, inovação e internacionalização

O professor de Direito Internacional  da Unicamp Luís Renato Vedovato foi o convidado do videocast Analisa, uma produção da Secretaria Executiva de Comunicação

Cultura & Sociedade

O coral leva um repertório de música popular brasileira, com as canções da parceria Toquinho e Vinícius, e o samba paulista de Adoniran Barbosa

Para o pró-reitor, Fernando Coelho, a extensão deve ser entendida como “o braço político do ensino e da pesquisa”