JU Especial Cotas Étnico-Raciais

Propostas são apresentadas à Câmara Deliberativa do Vestibular

O conjunto de propostas que têm por meta tornar o acesso aos cursos de graduação da Unicamp ainda mais democratizado foi apresentado na manhã desta quinta-feira (31) aos integrantes da Câmara Deliberativa do Vestibular pelo Grupo de Trabalho (GT) designado pelo Conselho Universitário (Consu) para estudar a questão. O encontro ocorreu na sala do Consu. “As sugestões foram bem recebidas pelo colegiado. Agora, elas seguirão para os institutos e faculdades, que terão 60 dias para analisá-las e oferecer contribuições”, informou o professor José Alves de Freitas Neto, presidente do GT e coordenador executivo da Comissão Permanente para os Vestibulares (Comvest).

Foto: Perri
Propostas do GT são apresentadas aos integrantes da Câmara Deliberativa do Vestibular, na sala do Consu: sugestões serão agora enviadas às unidades de ensino e pesquisa

De acordo com o docente, o propósito do encontro foi apresentar aos membros da Câmara as propostas formuladas pelo GT, resultantes do estudo da série de dados do Vestibular, da avaliação das experiências de outras instituições e da consideração das demandas de diferentes grupos sociais. “Surgiram algumas dúvidas, o que é natural, mas tivemos a oportunidade de saná-las. A ideia é justamente esta: submeter as sugestões a um amplo debate por parte da comunidade universitária, para que cheguemos a sistemas que promovam a inclusão de grupos sub-representados na Universidade, preservando a qualidade do ensino”.

A partir desta sexta-feira (1°), as propostas serão enviadas às unidades de ensino e pesquisa, que apresentarão as suas colaborações. O GT, então, fará as alterações que considerar pertinentes e as enviará novamente para a Câmara Deliberativa do Vestibular, para aprovação. Na sequência, a matéria será analisada no âmbito da Comissão Central de Graduação (CCG) e finalmente pelo Consu, em novembro. Os mecanismos de ingresso aprovados serão aplicados a partir de 2019.

Reportagem relacionada

Unicamp analisa adoção de medidas que ampliam e democratizam ingresso