Edição nº 599

Nesta Edição

Jornal da Unicamp

Baixar versão em PDF Campinas, 02 de junho de 2014 a 08 de junho de 2014 – ANO 2014 – Nº 599

Unicamp lança site com Guia Cultural

A Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (Preac) da Unicamp, por meio da Coordenadoria de Desenvolvimento Cultural (CDC), colocou no ar no último dia 26 o Guia Cultural da Unicamp, um site que traz a relação das atividades artísticas, culturais e esportivas realizadas nos campi da Universidade. Uma mostra do vigor dessa produção é que em seu primeiro dia a ferramenta traz aproximadamente 30 opções diferentes de programas para o público, entre cinema, exposição, apresentações musicais etc.

De acordo com o pró-reitor de Extensão, professor João Frederico da Costa Azevedo Meyer, a criação do Guia Cultural faz parte da proposta da atual Administração da Universidade de conferir à cultura um papel relevante no dia a dia da instituição. “Temos nos esforçado para estabelecer uma programação cultural marcada pela qualidade e diversidade”, afirma.

Além de reunir num único espaço todas as atividades desenvolvidas por grupos, unidades e órgãos ligados à Unicamp, o Guia Cultural também cumpre o papel de promover a integração entre esses produtores culturais. “A ferramenta pode auxiliar até mesmo na tomada de decisão sobre a realização de um evento. Ao notar que já há uma atividade agendada para uma determinada data, o organizador pode adiar ou adiantar a sua produção, de modo a evitar a coincidência de datas e a possível pulverização de público”, pondera a coordenadora da CDC, Margareth do Carmo Vieira Junqueira.

Ainda segundo ela, o Guia também estará disponível em aplicativo para telefones celulares que utilizam o sistema operacional android. “Futuramente, nossa intenção é criar uma versão do Guia Cultural também em papel, para que consigamos atingir outros públicos”, adianta Margareth. Carmen Lúcia Rodrigues Arruda, a Malu, supervisora de Ação Cultural da CDC, acrescenta que neste primeiro momento é a Coordenadoria que tem feito contato com grupos, unidades e órgãos para obter informações sobre os eventos artísticos, culturais e esportivos.

A ideia, porém, é estimular cada vez mais os responsáveis pelas atividades a procurarem a CDC para divulgar suas realizações. Isso pode ser feito pelo telefone 3521-1732 ou pelo e-mail. “Além disso, ao acessar o site do Guia Cultural, o usuário poderá abrir um formulário que deverá ser preenchido com os dados relativos aos eventos. Essas informações serão trabalhadas pela nossa equipe e colocadas no ar. O ideal é que os responsáveis entrem em contato conosco assim que estiverem com seus eventos definidos”, orienta Margareth.

O pró-reitor de Extensão destaca, ainda, que o Guia Cultural trará links para notícias sobre eventos culturais que sejam divulgadas pelo Portal da Unicamp e também por sites de fora da Universidade, desde que a atividade conte com a participação de alguém vinculado à instituição. O endereço do Guia Cultural.