Edição nº 593

Nesta Edição

Jornal da Unicamp

Baixar versão em PDF Campinas, 07 de abril de 2014 a 13 de abril de 2014 – ANO 2014 – Nº 593

Rodrigo Matheus é o novo artista residente da Unicamp

O ator Rodrigo Matheus, com sólida carreira circense, é o novo artista residente da Unicamp. Ele assinou o seu contrato pelo Programa do Artista Residente, no último dia 27, na presença do reitor José Tadeu Jorge. Rodrigo Matheus é formado em artes circenses pelo Circo Escola Picadeiro (São Paulo) e pelo Fool Time Circus Arts (Inglaterra). Ele permanecerá na Universidade até junho deste ano.

O novo artista residente informou que o resultado final do projeto de trabalho será a montagem de um espetáculo. “Provavelmente será uma versão da história do Simbad, O Navegante, extraída da tradução direta do árabe ou então uma adaptação de Fantasio, escrito por Alfred de Musset. A ideia é criar um espetáculo com os candidatos aprovados pelo projeto. A apresentação pretende ser visual, mas usando muitas técnicas circenses e as suas possibilidades metafóricas”, adiantou o artista, que fundou e dirige há 25 anos a companhia Circo Mínimo.

Para complementar o trabalho de montagem do espetáculo, Rodrigo Matheus ministrará aulas e oficinas de técnicas circenses aplicadas à cena teatral, exercícios, exibição de vídeos, debates, palestras e aulas teóricas relacionadas ao tema. Desde 2000, o artista dirige espetáculos pelo país, mesclando técnicas circenses em contextos teatrais. É também professor convidado do Circus Space, de Londres; Circus Oz, National Institute of Circus Arts (Nica) e Flying Fruit Flys, da Austrália; do Ballet da Cidade de São Paulo; e da Escola Livre de Teatro de Santo André.

“Eu já estou trabalhando há duas semanas na Universidade e o material humano é bárbaro. A infraestrutura é muito boa também. A expectativa, portanto, é a melhor possível”, afirmou Rodrigo Matheus durante a solenidade realizada no gabinete da reitoria.

O reitor José Tadeu Jorge deu as boas-vindas ao artista e ressaltou que o “ambiente fecundo da Universidade certamente estimulará a criatividade do projeto”. “É uma grande satisfação recebê-lo aqui. As experiências que o Programa do Artista Residente da Unicamp têm nos proporcionado vai sempre muito além do planejamento e das expectativas iniciais. Tenho certeza que não será diferente com você”, falou.

O projeto para o Programa do Artista Residente da Unicamp deste ano é uma iniciativa interdisciplinar, proposta pelos docentes Mario Alberto Santana, do Instituto de Artes (IA), e Marco Antonio Coelho Bortoleto, da Faculdade de Educação Física (FEF). Além dos dois professores, a cerimônia de assinatura do contrato de trabalho também contou com a presença de Osvaldir Pereira Taranto, coordenador da Comissão do Programa; Paulo Ferreira de Araújo, diretor da FEF; Esdras Rodrigues Silva, diretor do IA; Odilon José Roble, coordenador de Extensão da FEF e José Guilherme Pereira Bergamasco, docente do IA que irá participar do projeto.