Edição nº 530

Nesta Edição

1
2
3
4
5
6
8
9
10
11
12

Jornal da Unicamp

Baixar versão em PDF Campinas, 18 de junho de 2012 a 24 de junho de 2012 – ANO 2012 – Nº 530

Vida acadêmica


 

 

Painel da semana

 n Fórum de Esporte e Saúde - No Fórum Permanente de Esporte e Saúde, evento marcado para o dia 18 de junho, às 9 horas, no Auditório da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp, será discutido o tema “Síndrome da Fragilidade na Velhice”. A organização é dos professores André Fattori e Maria Elena Guariento. Mais detalhes podem ser obtidos no link.

n A Ditadura no Brasil - O Espaço Cultural Casa do Lago sedia, de 18 a 30 de junho, a exposição “A Ditadura no Brasil 1964-1985 – A Verdade da Repressão, a Memória da Resistência”. A abertura da mostra será às 18h30. São 21 painéis impressos em lona com formatos flexíveis e adaptáveis em diversos ambientes. Na Casa do Lago, a exposição ocupará uma ambientação visual que conduz o público a uma espécie de “viagem no tempo”. A exposição recupera os primeiros momentos do Golpe de Estado que mergulhou o país numa ditadura de 21 anos, até os grandes comícios populares das “Diretas Já”. Imagens dos tanques militares na frente do Congresso Nacional, as passeatas estudantis, a resistência dos diversos grupos da sociedade civil, a censura de documentos, a violência, prisões e torturas, entre outros painéis, poderão ser conferidos na Rua Érico Veríssimo, 1011. Um ciclo de filmes com debates sobre o assunto também está no programa da mostra. Entrada gratuita. Confira a programação no endereço eletrônico. Mais detalhes: 19-3521-7017.

n Fórum de Desafios do Magistério - A próxima edição do Fórum Permanente de Desafios do Magistério “Leitura de si, o professor enquanto pessoa” ocorre em 20 de junho, no Centro de Convenções. Inscrições e outras informações no endereço eletrônico.

n As contribuições de Anne Cauquelin - A historiadora Maria Stella Martins Bresciani, professora emérita do Departamento de História do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da Unicamp, ministra no dia 20 de junho, às 14h30, no Ciclo Básico I (sala CB-16), a palestra “Pensar a cidade, produzir conhecimentos históricos: as contribuições de Anne Cauquelin”. Reconhecida crítica de arte, pintora, filósofa e escritora, Anne Cauquelin é autora de obras como As Teorias de Arte e A Invenção da Paisagem. A palestrante possui graduação em História pela Universidade de São Paulo (1970), doutorado em História Social pela mesma instituição (1976) e pós-doutorados pela Centre National de la Recherche Scientifique (1995-2003) e pela École des Hautes Etudes em Sciences Sociales (2003). Seus estudos focalizam, principalmente, a área de História, com ênfase em História Moderna e Contemporânea. Com organização do Centro de Memória-Unicamp (CMU), o evento é aberto ao público em geral e faz parte da série Seminários do CMU.

n Fórum de Ensino Superior -  “Avaliação do ensino superior: experiências e alternativas”. Este é o tema da próxima edição do Fórum Permanente de Ensino Superior. A abertura do evento ocorre no dia 21 de junho, às 9 horas, no Centro de Convenções da Unicamp. Inscrições, programação e outras informações na página eletrônica.

n Kafka e outros libertários - No dia 21 de junho, às 9h30, no Anfiteatro do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL), acontece a jornada Lítero-libertária “Kafka e outros libertários”. O evento prestará uma homenagem aos professores e fundadores do Departamento de Teoria Literária do IEL. Além disso, serão apresentados (debatidos e lançados) os livros “Kafka essencial”, organizado e traduzido por Modesto Carone (Cia. Letras/ Penguin); “Contos Anarquistas nova edição revista e ampliada” (Ed. W. Martins Fontes), organizada pelos professores Antonio Arnoni Prado, Francisco Foot Hardman e Cláudia Leal (IPHAN, RJ) e “Lima Barreto” (Arnoni Prado, Ed. 34). Na Jornada também será celebrada a doação do acervo literário de Modesto Carone ao Cedae-IEL. Mais informações: 19-3521-1520.

n Debate com Beto Novaes - O Centro de Estudos Rurais (Ceres) do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) organiza, dia 21 de junho, às 14 horas, na sala CB-16 do Ciclo Básico I, um debate sobre o documentário “A luta de resistência dos trabalhadores em busca de liberdade: conflito”. Participam: Carlita da Costa, pesidenta do SER de Cosmópolis; Gustavo Rizzo Ricardo, procurador do trabalho, e Beto Novaes, diretor do documentário. Mais informações: 19-3521-1601.

 

Eventos futuros

n Movimento Constitucionalista de 1932 - O Centro de Memória-Unicamp (CMU) realiza no período de 25 de junho a 31 de agosto a exposição “Memória do Movimento Constitucionalista de 1932”. Com curadoria da historiadora Ilka Stern Cohen, serão apresentados documentos de divulgação do Movimento, botons, flâmulas, livros, granadas, facas, punhais e capacete usados em combate, entre outros objetos. Também integram a mostra exemplares do Suplemento em Fotogravura do jornal O Estado de S. Paulo. A exposição, instalada no setor de Arquivos Históricos do CMU (em frente ao saguão do Ciclo Básico I) pode ser visitada de segunda-feira a sexta-feira, das 9 horas às 17 horas.

n Conference on Smart and Sustainable Built Environments - De 27 a 29 de junho, em São Paulo, acontece a 4ª edição da Conference on Smart and Sustainable Built Environments. O evento, que ocorre a cada três anos, conta com fomento da Fapesp, Capes e CNPq, além do apoio institucional de importantes organizações nacionais, como International Council for Research and Innovation in Building and Construction (CIB), International Initiative for a Sustainable Built Environment (iiSBE), e Continental Association for Building Automation (Caba). A organização é da Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo (FEC) da Unicamp, UFES e do Sinduscom-SP. Mais detalhes no link.

n TEDxUnicampLive - No dia 27 de junho, às 9h30, no Auditório 1 da Agência para a Formação Profissional da Unicamp (AFPU), acontece o evento TEDxUnicampLive, com a retransmissão (ao vivo) do TEDGlobal 2012. A organização é do professor José Eduardo Fornari Junior, do Núcleo Interdisciplinar de Comunicação Sonora (NICS). Mais detalhes do TEDxUnicampLive acesse o link.

n O pensamento de Jacques Derrida - Simpósio multidisciplinar em torno do pensamento do filósofo franco-argelino Jacques Derrida reunirá pesquisadores do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL), dia 27 de junho, às 10 horas, no auditório da unidade. O objetivo é apresentar abordagens do pensamento da desconstrução de Derrida, em diferentes áreas, com ênfase em teoria literária e filosofia. A organização é do professor Fábio Akcelrud Durão. Mais informações: 19-3521-1520 ou eventos@iel.unicamp.br

n Fórum de Meio Ambiente e Sociedade - “Alimentação escolar: mudanças a partir da inclusão da agricultura familiar”. Este é o tema que estará em debate durante a realização do Fórum Permanente de Meio Ambiente e Sociedade. Organizado pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas em Alimentação (Nepa), o evento ocorre no dia 28 de junho, às 8h30, no Centro de Convenções da Unicamp. Inscrições, programação e outras informações na página eletrônica.

n O que é doença: uma visão evolucionista - A professora Clarissa W. Mendes Nogueira, docente do Departamento de Tocoginecologia da Faculdade de Ciências Médicas (FCM), é a próxima convidada a participar do Ciclo de palestras “Qualidade de Vida na Sociedade Contemporânea”, evento organizado pelo Instituto de Biologia (IB) da Unicamp. No dia 28 de junho, às 12h30, na sala IB-03, ela profere a palestra “O que é doença: uma visão evolucionista”. Entrada franca. Mais informações: 19-3521-6359.

n O aborto, a saúde da mulher e os direitos sexuais e reprodutivos - A Pró-Reitoria de Graduação (PRG) recebe para o próximo “Aulas Magistrais”, Aníbal Faúndes, professor titular da Unicamp, pesquisador sênior no Centro de Pesquisas em Saúde Reprodutiva de Campinas (Cemicamp) e coordenador do Grupo de Trabalho sobre Aborto Inseguro da Federação Internacional de Ginecologia e Obstetrícia (FIGO). No evento, a ser realizado no dia 28 de junho, às 12h30, na sala CB05 do Ciclo Básico I, ele fala sobre “O aborto, a saúde da mulher e os direitos sexuais e reprodutivos”. Mais informações pelo telefone 19-3521-4757 ou site.

n Encontro de Corais Infanto-juvenis - O Instituto Cultural Canarinhos da Terra promove no dia 30 de junho, no auditório do Colégio Culto à Ciência, o 5º Encontro de Corais Infanto-juvenís. No evento estão previstas oficinas para os grupos infantís e juvenís, sob a condução dos professores Lucy Shimiti e Ângelo Fernandes. As apresentações ao público serão iniciadas às 11 horas com entrada gratuita. Participam: o Coro infantil e os Meninos cantores do Projeto Canarinhos da Terra, o Coro do Colégio Culto à Ciência, o Coral Canto Mágico de Cubatão e o Grupo Singulari. Mais informações: telefone 19-3249-0583 ou e-mail canarinhos@hotmail.com

 

Teses da semana

 n Biologia  - “Morfoanatomia de frutos de espécies neotropicais da Tribo Tabernaemontaneae (Apocynaceae, Rauvolfioideae)” (mestrado). Candidata: Carla Vaccari Vilalba Ferreira. Orientadora: professora Sandra Maria Carmello Guerreiro. Dia 11 de junho, às 14 horas, na sala de defesa de teses da Pós-graduação do IB.

n Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo - “Chaminé solar como elemento indutor de ventilação natural em edificações” (doutorado). Candidato: Leticia de Oliveira Neves. Orientador: professor Mauricio Roriz. Dia 11 de junho, às 14 horas na sala de defesa de teses da FEC.- “Metodologia de análise ambiental aplicada a um projeto de recuperação em área de proteção permanente no Ribeirão Quilombo, Campinas, SP” (mestrado). Candidato: Afonso Celso Vanoni de Castro. Orientador: professor Edison Favero. Dia 12 de junho, às 14h30, na sala CA-22 da FEC.

n Engenharia Elétrica e de Computação - “Um amplificador de transimpedância de ganho variável para aplicação em osciladores baseados em MEMS” (mestrado). Candidato: Pedro Emiliano Paro Filho. Orientador: professor José Alexandre Diniz. Dia 12 de junho, às 13 horas, na FEEC.
- “Decomposição de sinais eletromiográficos de superfície misturados linearmente utilizando análise de componentes independentes” (mestrado). Candidato: Tiago Paggi de Almeida. Orientador: professor Antônio Augusto Fasolo Quevedo. Dia 13 de junho, às 9 horas, na sala PE12 da CPG/FEEC.
- “Sistema de alimentação chaveado para modulador de pulsos com linha de retardo aplicado em sistema radar” (mestrado). Candidato: Agnaldo Vieira Dias. Orientador: professor Ernesto Ruppert Filho. Dia 15 de junho, às 14 horas, na CPG da FEEC.
- “Proposta e validação de nova arquitetura de roteamento IP com separação de planos” (mestrado). Candidato: Marcelo Ribeiro Nascimento. Orientador: professor Maurício Ferreira Magalhães. Dia 21 de junho, às 14 horas, na FEEC.

n Engenharia Mecânica - “Manufatura digital aplicada no contexto de engenharia reversa. Estudo de Caso: protótipo virtual do avião Blériot” (mestrado). Candidato: Carlos Aurelio Gonzalez Cardozo. Orientador: professor João Mauricio Rosário. Dia 18 de junho, às 14 horas, no Auditório DPM.

n Física - “Estudo de efeitos quânticos na termodinâmica da matéria condensada: transições de fase a temperatura finita” (doutorado). Candidato: Bráulio Gabriel Alencar Brito. Orientador: professor Alex Antonelli. Dia 22 de junho, às 14 horas, na sala de seminários do IFGW.

n Linguagem - “A teoria do romance” e “o romance como epopeia burguesa”: um estudo comparado da concepção de romance em Georg Lukács “(mestrado). Candidata: Renata Altenfelder Garcia Gallo. Orientador: professor Carlos Eduardo Ornelas Berriel. Dia 14 de junho, às 14 horas na sala de defesa de teses do IEL.

n Matemática, Estatística e Computação Científica - “Sôbre o número de soluções de um problema de Neumann com perturbação singular” (doutorado). Candidato: Sérgio Leandro Nascimento Neves. Orientador: professor Marcelo da Silva Montenegro. Dia 18 de junho, às 14 horas, na sala 253 do Imecc.
- “Sobre os Sigma-invariantes unidimensionais de grupos de Artin” (doutorado). Candidato: Kisnney Emiliano de Almeida. Orientadora: professora Dessislava Hristova Kochloukova. Dia 21 de junho, às 14 horas, na sala 253 do Imecc.

n Química - “Aspectos da ecologia química de Enterobacter sakazakii (Cronobacter spp.) Epicoccum nigrum e Tetragonisca angustula”.(doutorado). Candidata: Francisca Diana da Silva Araújo. Orientadora: professora Anita Jocelyne Marsaioli. Dia 14 de junho, às 9 horas no miniauditório do IQ.

 

 

Livro da semana

 Na senzala, uma flor

Esperanças e recordações na formação da família escrava — Brasil Sudeste, século XIX

Autor: Robert W. Slenes
ISBN: 978-85-268-0944-4
Ficha técnica: 2a edição revista, 2011; 304 páginas; formato: 16 x 23 cm;
Área de interesse: História
Preço: R$ 52,00

Sinopse: O título deste livro refere-se à imagem usada por um viajante estrangeiro no Brasil, para quem não haveria “uma flor” na senzala — não haveria amor, família, “nem esperanças nem recordações”. Robert Slenes encontrou essa flor. Slenes discute a família escrava à luz da cultura africana, mas suas conclusões e métodos vão muito além do tema específico. Argumenta que tradições centro-africanas fundamentaram identidades e solidariedades que marcaram a luta de classes no Sudeste escravista. Muitos adeptos e estudiosos das tradições banto encontrarão aqui fogo bom para sua panela cultural. Além disso, essa meticulosa investigação dos sentidos culturais da família escrava é uma lição de método para quem pretenda estudar qualquer outra “tradição” da África em terras brasileiras. (João José Reis)

Autor: Robert W. Slenes é professor do Departamento de História da Unicamp desde 1984, tendo lecionado antes na Universidade Federal Fluminense e nos Estados Unidos. De origem norte-americana, doutorou-se na Stanford University (1976) com uma tese sobre a demografia da escravidão no Brasil, no período de 1850 a 1888. Desde então, tem se interessado especialmente por questões ligadas à cultura escrava e à reelaboração das “recordações” centro-africanas nas senzalas. Além de Na senzala, uma flor (1a edição, 1999), publicou estudos sobre o papel das línguas, das cosmologias e das instituições político-religiosas da África Central na formação de uma identidade cativa “resistente” nas fazendas do Sudeste — o tema de seu próximo livro.

 

Destaque do Portal

 

Pós-graduação leva cinco Prêmios Capes

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) divulgou no último dia 11 o resultado do Prêmio Capes de Teses 2011, relativo às teses defendidas em 2010. Foram atribuídos 45 prêmios. A Unicamp recebeu cinco prêmios nas áreas de Física, Ecologia, Ciência Econômica, Engenharia Química e Fisiopatologia Médica. A Universidade teve ainda oito Menções Honrosas envolvendo as áreas de Exatas, Tecnológicas, Humanas e Biológicas. “A participação nestas premiações indica que a Unicamp continua participando ativamente do grupo de Universidades líderes no sistema nacional de Pós-graduação”, afirmou o pró-reitor de Pós-Graduação, Euclides de Mesquita Neto.

“As cinco indicações para o Prêmio Capes de Teses nos coloca, numericamente, em terceiro lugar juntamente com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), seguindo a Universidade de São Paulo, USP, com 11 prêmios e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com seis, cujos programas são substancialmente maiores que aqueles da Unicamp. O segundo lugar em número de Menções Honrosas reforça a noção da qualidade de nossos programas de Pós-Graduação”, complementa Mesquita Neto.