Como exemplo, será utilizado o modelo1.java (apresentado na primeira aula de java: java1)
Declarando bibliotecas
import java.applet.Applet;
import java.applet.*; import java.awt.*; import java.awt.event.*; |
Quando o compilador
lê uma palavra reservada que corresponde a um comando, ele
precisa executar uma ação como resposta. Cada biblioteca
do Java contém comandos diferentes. É necessário declarar
as bibliotecas que serão utilizadas logo no início do programa
.
O termo import
é o termo usado para declarar
ou importar uma biblioteca.
No caso de java.applet.* a parte em laranja quer dizer que todos os recursos daquela biblioteca serão disponibilizadas para o programa. java.applet.Applet indica que o programa utiliza de apenas um recurso específico da biblioteca java.applet: o recurso Applet. |
Iniciando uma classe
public class
modelo1 extends Applet implements
ActionListener
{ ... ... ... } |
Para iniciar
uma classe, é necessário informar essa ação
ao compilador, que interpreta como um acesso à esse objeto. Uma
classe éuma tipo de objeto. A sintaxe para acessar
um objeto é a seguinte:
public tipo_de_objeto nome_do_objeto. No caso ilustrado ao lado, o tipo de objeto seria uma classe, e por isso temos class, cujo nome é modelo1. Como essa classe
deriva de outra classe, no caso a classe Applet,
orientamos o compilador dizendo que essa classe extende as propriedades
da uma determinada classe mãe:
Para uma classe
aceitar um método, muitas vezes
é preciso que você implemente
um tipo de ação
que permite a um programa a responder a um ou vários
eventos
|
Declarando variáveis e objetos
Label titulo,rotulo1,rotulo2,rotulo3;
TextField caixa1, caixa2, caixa3; Button botao; double num1, num2, soma; |
Os objetos declaram-se
da seguinte maneira:
Tipo_de_objeto nome_do_objeto; Tipo_de_objeto nome_do_objeto1, nome_do_objeto2; A declaração
das variáveis é
feita de forma similar:
|
A sintaxe usada no código escrito embaixo já é conhecida:
public
void init()
{ titulo = new Label("Soma de dois numeros reais: "); add(titulo);
rotulo1 =
new Label("Forneça
o primeiro número: ");
rotulo2 = new
Label("Forneça
o segundo número: ");
botao = new Button("Soma");
rotulo3 = new
Label("Resultado:
");
|
Para começar
se indica ao compilador o início
e delimitação da função principal:
public init() { } Para adicionar
um objeto usa-se a sintaxe:
Para imprimir uma
mensagem dentro de um objeto que permita essa ação:
Pode-se observar que no caso do TextField (caixa de texto), existe um número após a mensagem. Esse número representa a quantidade de caracteres que poderão ser escritos ao rodar o programa ou digitados ali, pelo usuário. Comando que associa
um evento a um objeto.
|
"Configurando" um evento:
public void actionPerformed(ActionEvent
e)
{ if (e.getSource() == botao) { num1=Double.valueOf(caixa1.getText()).doubleValue(); num2=Double.valueOf(caixa2.getText()).doubleValue(); soma=num1+num2; caixa3.setText(String.valueOf(soma)); } } |
Depois de escrever
a parte inicial do programa, é preciso estabelecer os métodos
que permitirão seu funcionamento. No exemplo ao lado foi implementado
reconhecimento do evento de clicar no botão.
E a essa ação está associado um conjunto de procedimentos: efetuar uma somatória e apresenta-la em uma caixa de texto. O compilador Java saberá que existe um objeto (o botão) e aguarda uma "chamada" desse objeto. Sabe que o botão foi acionado através da sintaxe: if(e.getSource()==Nome_do_objeto) O programa então responde com uma conjunto de procedimentos definidos pelo programador. |
num1=Double.valueOf(caixa1.getText()).doubleValue();
num2=Double.valueOf(caixa2.getText()).doubleValue(); soma=num1+num2; caixa3.setText(String.valueOf(soma)); |
Estudando o conjunto
de procedimentos:
Usaremos como exemplo um programa para de dois números fornecidos pelo usuário. Então é necessário que o compilador reconheça esses valores. O valor digitado na caixa de texto é lido como um conjunto de caracteres alfa-numéricos é deve ser "transformado" decaracteres para numero de tipo double, depois o valor é atribuído à variável utilizada na operação de soma. A apresetanção do resultado é feita em uma outra caixa de texto. Para isso, "transforma-se" a variável numérica para o tipo caracter e esse conjunto de caracteres é "colocado" na caixa de texto. |