De forma simplificada, um evento é uma ação executada nos objetos existentes no programa.
Por exemplo, sabe quando você posiciona o mouse em cima de uma palavra (Label) e aparece uma legenda explicativa sobre essa palavra? Então, posicionar o mouse em cima da palavra é um evento, e aparecer a legenda explicativa sobre a palavra é uma resposta ao evento.
Todos os objetos estão sujeitos a um evento. Um objeto que recebe eventos e responde a eles é chamado de detector de eventos. Os detectores de eventos são necessários para implementar interfaces que definem formalmente o modo como os eventos serão recebidos e processados.
Cada tipo de evento tem uma espécie de biblioteca que é capaz de reconhecer e responder a eventos, essas "bibliotecas" são denominadas interface do detector de eventos.
Eventos relacionados são geralmente agrupados em uma única interface do detector de eventos, sendo que as mais comumente usadas são: KeyListener, MouseListener, MouseMotionListener, WindowListener, ActionListener, ItemListener.
Cada interface apresenta o que chamamos de métodos de resposta definidos da Interface, que são "rotinas padrões" para atender aos eventos mais comuns.
Rotinas da interface MouseListener
mouseClicked( ) | usuário clicou o mouse. |
mousePressed( ) | usuário pressionou o botão do mouse (mas ainda não o soltou). |
mouseReleased( ) | usuário liberou o botão do mouse. |
mouseEntered( ) | seta do mouse entrou na janela do applet. |
mouseExited( ) | seta do mouse saiu da janela do applet. |
Para consultar sobre outros métodos que atendem aos eventos, procure pela bibliografia indicada para o curso.