Na verdade, a classe não é exatamente um objeto, mas sim um modelo ou especificação que define um tipo de objeto. Certo?
Mas o que seria um objeto?
De uma forma muito simplificada, o objeto seria uma ferramenta de comunicação entre o usuário e o seu programa, que apresenta um agrupamento de dados e procedimentos definidos na classe.
Primeiro exemplo:
Vamos supor que você está
escrevendo um programa de corrida de carro. Será necessário
criar um objeto carro, que terá as características definidas
pela classe modelo. Então, de acordo com as instruções
do usuário, esse carro poderá acelerar ou retardar seu movimento.
Mas esse "comportamento" do carro só poderá ser manipulado,
se ele estiver corretamente definido pela classe modelo (programação
para reconhecer quando deve acelerar, quando deve se virar para a direita,
etc.).
Um outro exemplo:
Vamos supor que você tem uma ficha
cadastral on line, em que se pede: nome, endereço, bairro, cidade,
estado, cep, telefone, email e opções de produtos a serem
comprados. Cada identificação de campo a ser preenchido é
um label. Cada campo é uma caixa de texto. E as opções
de compra, são do tipo checkbox. O label, a caixa de texto e o checkbox
utilizados são os objetos dessa ficha cadastral. Para que no label
apareça o texto "Nome", por exemplo, é necessário
que isso seja definido em uma classe. E para que o texto digitado na caixa
de texto seja identificado e armazenado em uma determinada variável,
é necessário que os prodecimentos sejam descritos no corpo
da classe. E assim por diante. Temos que preparar uma classe. Nosso programa
em Java é uma classe.
Convém observar que os objetos devem ser declarados logo após inicializar a classe, para que durante a descrição de suas características, eles possam ser reconhecidos como pertencentes à classe em que se está trabalhando.
Na página "Entendendo melhor a sintaxe de Java" se mostra como se faz a declaração de variáveis e objetos; e como se caracterizam e são utilizados para fornecer uma resposta ao usuário.
Características do objeto (cor,
legenda, etc) -> sintaxe simples na interface
Respostas (seleção do checkbox,
armazenar dados do textfield, etc) -> evento
Classe derivada de outra classe?
Quando se diz que uma classe deriva de
outra, quer-se dizer que ela herda as propriedades e os métodos
dessa classe (classe-mãe). Uma classe é identificada como
filha de uma classe mãe através da palavra-chave extends.
public class modelo1 extends Applet
{ ... } |
(quer dizer que a classe modelo1, que você criou com suas próprias variáveis e métodos, herdará todas as variáveis e métodos da classe mãe Applet) |
Quando uma classe não é explicitamente
derivada de outra classe, ela é implicitamente derivada da classe
Object que é a classe-mãe original de todas as outras classes.
public class modelo1
{ ... } |