Untitled Document
PORTAL UNICAMP
4
AGENDA UNICAMP
3
VERSÃO PDF
2
EDIÇÕES ANTERIORES
1
 
Untitled Document
 

Lançada a programação dos
45 anos da Unicamp
Atrações artísticas e culturais se estenderão
ao longo de todo o mês de outubro

LUIZ SUGIMOTO

O reitor Fernando Costa lançou no último dia 19 a programação dos 45 Anos da Unicamp, que serão comemorados oficialmente em 5 de outubro, mas com atrações que se estenderão por todo o mês. “As atividades visam a comunidade interna, o público no entorno do campus de Barão Geraldo e também da cidade de Campinas, focalizando principalmente as atividades culturais e a história e perspectivas da Unicamp para o futuro. Todas as unidades e centros que atuam nas áreas de arte e cultura estarão participando”, disse.

O professor Eduardo Guimarães, coordenador da comissão organizadora, apresentou ao reitor a logomarca dos 45 anos, a programação e o site do evento. “Queremos mostrar toda a produção artística das unidades, centros e núcleos de pesquisa, bem como os resultados de programas como do Artista Residente, Aluno Artista e Música no Campus. Também teremos atividades organizadas pelo Museu de Artes Visuais, criado este ano, e pelo Museu de Ciências, que já vem oferecendo várias atrações há mais tempo”.

Guimarães explica que, na semana do aniversário, a programação será concentrada no campus, tendo já no dia de abertura uma apresentação do Programa Artista Residente com Nelson Aires, uma mostra de filmes que marcaram os últimos 50 anos, a exposição fotográfica Hercules Florence, a exposição “A trajetória da Praça do Ciclo Básico”, a exposição sobre “A História da Unicamp” organizada pelo Arquivo Central e a exposição do acervo do Museu de Artes Visuais. A mostra de cinema e as exposições vão durar toda a semana.

No segundo dia, espetáculos de dança e de ginástica, além de visitas monitoradas ao Museu de Ciências. Em 5 de outubro (quarta-feira), dia do aniversário, cardápio especial no Restaurante Universitário (ainda uma surpresa), shows da Escola Livre de Música e do Grupo de Chorinho do SAE, e a sessão solene do Conselho Universitário, às 18 horas, no Centro de Convenções.

O Coral Zíper na Boca, com o espetáculo “Queen Rhapsody”, e o Grupo de Dança da FEF se apresentam na quinta-feira (6). “Vamos montar uma estrutura para os grupos se apresentaram no saguão do Ciclo Básico 2: será um estrado e uma rotunda para criar a noção de palco, que permanecerá preferencialmente ali, mas também poderá ser transportado para outros locais, como para a frente do Restaurante Universitário”.

A atração da sexta-feira (7) é um show do Zimbo Trio, que também comemora 45 anos de carreira, juntamente com a Orquestra Sinfônica da Unicamp. O domingo está reservado para a 2ª Volta Unicamp, antecedida de atividade lúdica circense para recepção e alongamento dos participantes; haverá ainda atividades para a comunidade com unidades das áreas de saúde e de recreação para crianças promovidas pela FEF.

Entre os dias 6 a 14 acontece o fórum “Um panorama da música contemporânea”, organizado pelo Núcleo Interdisciplinar de Comunicação Sonora (Nics) e pelo Centro de Integração, Documentação e Difusão Cultural (Niddic), com mesas-redondas e palestras sobre o tema. Dos dias 10 a 27, a Oficina de Arte Interativa Computacional, com instalações audiovisuais.

Na segunda quinzena de outubro, a Unicamp vai levar música clássica e contemporânea para a população de Campinas, com uma série de concertos no teatro interno do Centro de Convivência Cultural, organizada por Nics, Ciddic e IA, com a colaboração da Secretaria de Cultura. A série será encerrada pela Sinfônica Municipal de Campinas, sob regência do suíço Christian Karsen e interpretando obras de Almeida Prado, Raul do Valle, Silvio Ferraz, Igor Maia e Jônatas Manzoli, todos compositores da Universidade.



 
Untitled Document
 
Untitled Document
Jornal da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas / ASCOM - Assessoria de Comunicação e Imprensa
e-mail: imprensa@unicamp.br - Cidade Universitária "Zeferino Vaz" Barão Geraldo - Campinas - SP