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Livro reúne artigos sobre comunicação e cidadania

O jornalista e professor Amarildo Carnicel, um dos organizadores da obra: livro pode ser lido por pessoas de diferentes áreas (Fotos: Antoninho Perri/Reprodução)Os jornalistas Amarildo Carnicel e Márcia Fantinatti lançam no próximo dia 1 de outubro, às 19 horas, na Saraiva Mega Store (Shopping Center Iguatemi – Campinas) o livro Comunicação e Cidadania - Possibilidades e Interpretações (CMU Publicações, 212 páginas, R$ 13,00). A obra reúne dez artigos produzidos por pesquisadores e professores universitários da PUC-Campinas, Unicamp e USP que fazem do binômio comunicação-cidadania seu campo de reflexão.

Amarildo Carnicel é jornalista, professor da PUC-Campinas, do Labjor-Unicamp, da Uniesp/Hoyler, pesquisador do Centro de Memória-Unicamp, mestre em Multimeios (IA/Unicamp), doutor em Educação pela mesma Universidade e coordenador do Grupo de Estudos Memória e Fotografia (CMU-Unicamp). Márcia Fantinatti é jornalista, professora da PUC-Campinas, mestre em Sociologia pelo IFHC-Unicamp, doutora em Ciências Sociais pelo IFCH-Unicamp, com Estágio no Exterior em Ciências da Comunicação pela Universidade de Roma e coordenadora do Grupo de Pesquisa Comunicação e Política (PUC-Campinas).

Segundo os organizadores, um rápido olhar na programação televisiva é suficiente para exemplificar que o termo cidadania está presente no telejornalismo, nos programas de entretenimento e na esfera da publicidade. “É largamente utilizado em comerciais de instituições bancárias, no apelo da entidade beneficente e no merchandising dos produtos de beleza e na reportagem da semana”, afirma Márcia Fantinatti. “Percebemos, no entanto, a instrumentalização do termo em busca de vantagens que podem contribuir para a melhoria da imagem de uma empresa, principalmente no campo da informação”, complementa Amarildo Carnicel, lembrando que houve por parte dos organizadores a preocupação de produção de um livro que, apesar da chancela acadêmica, pode ser lido por pessoas de diferentes áreas e níveis de conhecimento.

Capa do livro Comunicação e Cidadania - Possibilidades e interpretações, que será lançado no dia 1 de outubroOs artigos apresentados mostram a maneira como o termo cidadania vem sendo aplicado – algumas vezes indevidamente – na mídia impressa, no cinema, na fotografia, no rádio, no jornalismo on-line etc. Segundo os organizadores, é possível perceber que se consolidam e se ampliam inúmeras iniciativas autenticamente voltadas à valorização da participação transformadora nas mais diferentes áreas de atuação. Lembram que não basta ao cidadão ser conhecedor de seus direitos e deveres. Defendem que o verdadeiro cidadão é aquele que, consciente dessas premissas, torna-se um agente transformador da sociedade da qual é integrante.

Além dos artigos produzidos pelos organizadores, o livro conta com textos – alguns a partir de pesquisas de mestrado e de doutorado – dos pesquisadores Ana Paula Silva Oliveira, Carlos Gilberto Roldão, Cíntia Liesenberg, Denise Tavares, Glauco Rodrigues Cortez, Ivete Cardoso do Carmo-Roldão, Lindolfo Alexandre de Souza e Reginaldo Moreira.

 

 
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