| Edições Anteriores | Sala de Imprensa | Versão em PDF | Portal Unicamp | Assine o JU | Edição 388 - 10 a 23 de março de 2008
Leia nesta edição
Capa
Requeijões
Dentição
Quinoa
Arrigo Barnabé
Diabetes
Espaço físico na saúde
Ocupação
Ração operacional
Painel da semana
Teses
Livro da semana
Portal Unicamp
Cátedra
Editora
JK
 


10

DESTAQUES DO PORTAL DA UNICAMP NA ÚLTIMA SEMANA

Trabalhos são selecionados
para congresso na Suécia
4/3/2008 – Três trabalhos da oitava turma do Curso de Especialização em Fisioterapia Aplicada à Neurologia Infantil, coordenado pelas professoras Maria Valeriana Moura-Ribeiro, Sylvia Maria Ciasca e Regina Turolla, foram selecionados para apresentação no Congresso da European Children Disability, que acontece no próximo dia 8 de abril, na Suécia. As alunas Marina J. Airoldi e Taciana de S. Alcará avaliaram o equilíbrio estático e dinâmico e a função motora grosseira em crianças entre cinco e 12 anos com deficiência visual. Os dados mostraram que as crianças com visão normal tiveram melhor desempenho no equilibro estático, dinâmico e na função motora grosseira que às crianças com deficiência visual. Já as crianças cegas tiveram melhores resultados em todas as escalas analisadas, quando comparadas às crianças com visão subnormal.Vários são os métodos para o tratamento das disfunções na paralisia cerebral, dentre eles o uso da toxina botulínica. Esse foi o trabalho apresentado por Juliane C. Claro, Juliana D. de Araújo e Maria Eduarda A. Fernandes. Elas associaram exercícios de alongamento e fortalecimento muscular em pacientes que utilizam este tipo bloqueador neuromuscular.Já Carla F. Schein, Laura B. Ulbricht e Lívia M. Bonomo avaliaram crianças com Síndrome de Down e fizeram uma correlação com a função sensório-motora. Elas concluíram que crianças com Síndrome de Down apresentam dificuldades na realização de tarefas sensoriais, perceptivas e motoras finas, e que o déficit de uma função associa-se na execução da outra.“Os trabalhos foram selecionados pela originalidade e por não termos, na literatura nacional e internacional, muitas pesquisas desse tipo”, disse a neurologista pediátrica Maria Valeriana Moura-Ribeiro.

Aprimoramento – Os 75 novos alunos da turma de 2008 dos Cursos de Aprimoramento da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp foram recebidos no último dia 3, no Salão Nobre da FCM, pela professora e coordenadora do Aprimoramento, Carmen Bertuzzo, e pelos orientadores das disciplinas.“A partir de agora, vocês são alunos da Unicamp e têm uma série de facilidades que a universidade oferece, como restaurantes, bibliotecas e e-mails. Ao final do programa, vocês deverão apresentar o trabalho de conclusão de curso (TCC) e concorrerão ao prêmio Maria Valeriana Moura-Ribeira, idealizadora dos Cursos de Aprimoramento”, explicou Carmen.No ano passado, um dos sete trabalhos que ganharam esse prêmio foi “Avaliação do equilíbrio e função motora grosseira em crianças com deficiência visual”, de Marina J. Airoldi e Taciana de S. Alcará. O trabalho concorreu na categoria de fisioterapia. (Edmilson Montalti)

Veja notas detalhadas

SALA DE IMPRENSA - © 1994-2008 Universidade Estadual de Campinas / Assessoria de Imprensa
E-mail: imprensa@unicamp.br - Cidade Universitária "Zeferino Vaz" Barão Geraldo - Campinas - SP