Novo esforço para desocupação

09/06/2016 - 14:29

A  Comissão da Unicamp que negocia a desocupação do prédio da Reitoria apresentou nesta quarta-feira (08) à Comissão dos Manifestantes um documento respondendo pontualmente aos 11 itens da pauta de reivindicações do movimento.

O texto esclarece diversos pontos da pauta e reitera as propostas de encaminhamento para outros pontos, que já haviam sido abordados em documento anterior, enviado aos manifestantes no dia 25 de maio. 

Durante a reunião, a Comissão da Reitoria, frente ao novo documento de contraproposta enviado no dia 02 de junho pela Comissão dos Manifestantes, também reafirmou que o compromisso da Administração Superior, em resposta aos 11 itens, já atendia a todos os pontos acolhidos e possíveis de serem executados.

Esse foi o quinto encontro promovido pela Administração Central na tentativa de encontrar uma solução negociada para o caso. As reuniões anteriores ocorreram nos dias nos dias 17, 23, 25 e 31 de maio.

A ocupação ocorreu no dia 10 de maio sem prévia apresentação de uma pauta de reivindicações. A primeira pauta, contendo os 11 itens, foi apresentada pelos manifestantes somente no dia 16 de maio, portanto seis dias após a ocupação).

Cumprindo o seu dever de gestor público, a Administração Central ingressou na justiça com ação de reintegração de posse como forma de preservar o patrimônio público e as atividades administrativa. No dia 11 de maio, a Segunda Vara da Fazenda Pública de Campinas expediu mandado de reintegração de posse, recomendando que se esgotassem todas as possibilidades de negociação antes que se recorresse à força policial para o cumprimento do mandado judicial.

De imediato, a Reitoria formou uma Comissão de Negociação, composta pelos professores Paulo Cesar Montagner, Rachel Meneguello, Luis Alberto Magna, Newton Frateschi e Roberto Teixeira Mendes. Por solicitação dos manifestantes, as Comissões foram ampliadas para oito membros, integrando-se à Comissão da Reitoria os professores Maria Silvia Gatti, Francisco de Assis Magalhães Gomes Neto e Edson Tomaz, composição que se mantém.

No dia 25 de maio, em mais uma tentativa de alcançar uma solução negociada, a Comissão da Reitoria encaminhou aos manifestantes um documento sintetizando os pontos de um possível acordo.

A reunião promovida pela Comissão da Reitoria nesta quarta-feira (08) representou mais um esforço de entendimento com os manifestantes para a desocupação negociada do prédio.

Apesar dos avanços contidos nos compromissos apresentados pela Reitoria em resposta à pauta de reivindicações, a Administração Central lamenta que as negociações tenham sido insuficientes para um acordo definitivo.

REITORIA DA UNICAMP

Documento da Unicamp respondendo 11 itens da pauta

Primeira pauta de reivindicações

Documento da Unicamp

Segunda pauta de reivindicações 

Leia também
Sobre a ocupação da Reitoria 

Notas da Unicamp a  propósito da ocupação da reitoria