NOTÍCIAS

Professora Maria Teresa Mantoan lança o livro 'A Escola que queremos para todos'

Obra foi escrita em parceria com o professor José Eduardo Lanuti, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

A professora Maria Teresa Mantoan, do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Ensino e Diferença (Leped) da Unicamp, lança o livro A escola que queremos para todos, escrito em parceria com o professor José Eduardo Lanuti, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). O lançamento será em uma live, no dia 18 de agosto, com os autores.

A obra traz diálogos entre os professores, pautando o tema da escola inclusiva. Mantoan conta que, a partir de discussões realizadas em atividades, os pesquisadores perceberam quais eram as dúvidas mais frequentes e decidiram escrever o livro voltado a elas. “Foram ficando cada vez mais claras, para nós, algumas questões que os professores tinham em relação ao desenvolvimento de um ensino que atendesse a todos os alunos. O livro dá condições para entenderem o sentido de um ensino para todos, sem discriminação”, diz.

As discussões apresentadas no livro abrangem o formato de ensino e as avaliações no ambiente escolar. “O ensino tal qual é realizado hoje segue diretrizes muito pragmáticas. Ele está baseado em um modelo de aluno que a escola define, mas esse modelo é abstrato, é uma representação do aluno e não o aluno verdadeiro. Cada um de nós é um ser singular”, indica a professora.

audiodescrição: fotografia colorida da professora maria teresa mantoan
Para a professora Maria Teresa Mantoan, a distância entre os conteúdos e o cotidiano dos alunos torna mais difícil o aprendizado

Para ela, as escolas em geral trabalham com um sistema de ensino transmissivo, em que o aprendizado é reprodutivo. “Ou seja, o aluno tem que reproduzir aquilo que foi ensinado para que ele seja bem avaliado. Dentro desse esquema, os professores ficam assustados com os alunos que fogem ao modelo”, explica.

Um dos problemas desse sistema, segundo Mantoan, é a distância entre os conteúdos e o cotidiano dos alunos, o que torna mais difícil o aprendizado. “Ouvir o que os alunos já sabem, entender o que eles têm de dúvidas e o que têm interesse em saber faz com que trabalhemos o conteúdo não como um fim, mas como um meio para que possam dar significado a esse conteúdo”.

No livro, os pesquisadores explicam o que é a escola para todos e como trabalhar com todo e qualquer aluno, trazendo reflexões sobre o Ensino Regular e sobre o Atendimento Educacional Especializado (AEE). A obra pode ser adquirida no site da editora CRV.

“Um manifesto pela escola que queremos”

Além de trazer os diálogos entre Mantoan e Lanuti, a obra também conta com um manifesto, intitulado Um manifesto pela escola que queremos. Leia um trecho:

“A escola que queremos se propõe a fazer, simplesmente, o que lhe cabe: ensinar a todos sem quaisquer diferenciações que possam ser consideradas excludentes. Essa escola respeita a maneira com que um aluno lida com o que lhe afeta, com o que lhe acontece e o transforma, ou seja, com a sua experiência. Ela ouve cada um sem quaisquer prejulgamentos, acolhe-os incondicionalmente e está sempre se reinventando”.

audiodescrição: fotografia colorida da professora maria teresa mantoan
Professora Maria Teresa Mantoan é fundadora do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Ensino e Diferença (Leped)

Os autores

Maria Teresa Mantoan é professora da Faculdade de Educação da Unicamp. Em 1996, ela foi responsável pela fundação do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Ensino e Diferença (Leped), grupo que contribui para o desenvolvimento de pesquisas em políticas públicas e formação de profissionais da educação inclusiva. Mantoan foi uma das pesquisadoras responsáveis pela redação da Política Nacional de Educação Inclusiva (PNEEPI), de 2008.

José Eduardo Lanuti é professor da UFMS e foi orientando de Maria Teresa no doutorado, realizado na Unicamp. Ele coordena o Núcleo de Estudos e Pesquisas em Inclusão (NEPI/UFMS), que realiza atividades em parceria com o Leped.

Assista à live de lançamento no canal do Leped no Youtube.

Imagem de capa JU-online
audiodescrição: ilustração colorida da capa do livro