Alvaro Crósta recebe dedicatória em livro da Geological Society of America

Autores da homenagem relembram longo e bem-sucedido trabalho do geólogo com crateras de impacto

Alvaro Crósta: "A dedicatória me deixou profundamente emocionado"
Alvaro Crósta: "A dedicatória me deixou profundamente emocionado" | Foto: Antoninho Perri

O professor Alvaro Penteado Crósta, do Departamento de Geologia e Recursos Naturais do IG, recebeu uma dedicatória no livro "Large Meteorite Impacts and Planetary Evolution VI", uma edição especial da Geological Society of America (GSA) publicada no final de 2021 sobre a conferência de mesmo nome que ocorreu em outubro de 2019 no Brasil. A princípio, Crósta seria um dos editores do volume especial da conferência da qual foi um dos principais organizadores, mas por questões de saúde viu-se obrigado a se afastar.

Na dedicatória redigida pelos dois editores, Wolf Uwe Reimold, da Universidade de Brasília, e de Christian Koeberl, da University of Vienna, a GSA relembra "seu longo e bem-sucedido trabalho de crateras de impacto, como a base dos estudos de crateras de impacto no Brasil e na América do Sul, dedicando este artigo especial a ele". "Alvaro Crósta é professor titular de Geociências nas áreas de sensoriamento remoto, exploração mineral e geologia planetária no Instituto de Geociências da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) no Brasil. Ele teve uma carreira acadêmica altamente distinta, culminando em seu mandato (2012-2017) como vice-reitor de sua universidade. Em 2017, Álvaro foi empossado como Membro Titular da Academia Brasileira de Ciências".

"Temos o orgulho de dedicar este GSA Special Paper on the Large Meteorite Impacts and Planetary Evolution VI ao nosso amigo e colega Alvaro Crósta por seu excelente trabalho científico na área de crateras de impacto, seus esforços persistentes para promover crateras de impacto em todo o continente sul-americano, sua disseminação bem-sucedida de pesquisa no Brasil e seus esforços para trazer as comunidades de pesquisa brasileiras e internacionais para colaborar nos estudos de crateras de impacto, especialmente no patrimônio de impacto sul-americano. Antes de Alvaro, crateras de impacto eram praticamente desconhecidas na América do Sul; suas pesquisas as colocaram no mapa continental", finaliza a dedicatória, que pode ser lida na íntegra em inglês.

De acordo com Crósta, "A dedicatória do livro 'Large Meteorite Impacts and Planetary Evolution VI', com que me honraram os professores Wolf Uwe Reimold e Christian Koeberl, editores pela Geological Society of America, me deixou profundamente emocionado. De fato, realizar essa conferência no Brasil, a 6ª sobre o tema com periodicidade de 5 anos, foi uma tarefa desafiadora e envolveu muito trabalho. Foi a primeira vez que ela ocorreu na América do Sul e representou um fórum de destacada importância científica internacional para o avanço do conhecimento desse tipo de processo geológico planetário. E, o mais importante, foi um evento de grande êxito e que produziu um livro referencial de destacada importância. Ainda que, por problemas pessoais eu não tenha podido participar da conferência em si, e também da editoria do livro, foi uma experiência maravilhosa".

O Instituto de Geociências parabeniza o docente pela dedicatória e por sua vasta contribuição à Geologia.

Imagem de capa JU-online
O docente do IG é Membro Titular da Academia Brasileira de Ciências | Foto: Antonio Scarpinetti