NOTÍCIAS

A energia que move a transferência de tecnologia

Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação da Unicamp conquista, pela terceira vez, o título de “Unidade Destaque” ao levar resultados de pesquisas para o mercado

Edição de imagem

Da qualidade do filme ou série que assistimos na internet ao controle de ervas daninhas no campo. Qual a relação que essas atividades, tão distintas, poderiam ter com o gerenciamento de equipamentos num hospital? Todas fazem parte de uma lista de inventos de pesquisadores da Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação (FEEC), da Unicamp, que foram licenciados para o setor público e privado em 2020. Ciência e tecnologia desenvolvidas na universidade pública que estão mais próximas do nosso dia-a-dia. 

A FEEC registrou um aumento de 90% no número de licenciamentos nos últimos três anos. Ocupa a 1ª posição no ranking da Inova Unicamp, tendo pesquisadores, alunos, ex-alunos e docentes envolvidos num total de 37 dos 48 contratos firmados pela Unicamp no ano passado. Esse é o mais alto índice de licenças de uma única unidade e da universidade, desde 2003, após a criação da Agência de Inovação da Unicamp que passou a consolidar os dados anualmente. 

Do total de contratos assinados, 35 são do GETS. Um software que faz o gerenciamento de equipamentos médico-hospitalares, capaz de gerar grande impacto na vida das pessoas, principalmente de quem depende do SUS. Uma negociação que levou cinco anos com a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares permitiu que os hospitais universitários federais públicos da rede Ebserh recebessem contratos individuais de uso. Dessa forma, mesmo que a unidade de saúde seja desvinculada do grupo nos próximos dez anos, por qualquer motivo, não perde a licença de acesso. 

Leia mais

O resultado positivo nos licenciamentos conferiu à FEEC o título de “Unidade Destaque em Transferência de Tecnologia” do Prêmio Inventores da Unicamp que homenageia quem esteve envolvido em atividades de proteção, inovação e empreendedorismo na universidade. Essa é a terceira vez que a Faculdade vence a categoria. As outras duas foram em 2018, quando seis patentes envolvendo inventores na FEEC foram transferidas para o setor empresarial, e 2019, quando quatro patentes foram licenciadas. 

O diretor da FEEC, professor José Alexandre Diniz, diz que a conquista é o resultado de um trabalho conjunto e permanente da unidade. “Eu me sinto muito honrado de controlar uma equipe sensacional com profissionais muito competentes e reconhecidos pelo mercado que trabalham focados no que fazem”, disse. O currículo multidisciplinar da FEEC é apontado como um diferencial que estimula a inovação, formando alunos com aprendizados técnicos e específicos. Segundo Diniz, 20% das disciplinas oferecidas são laboratoriais possibilitando aliar teoria e prática. 

Leia matéria na íntegra publicada no site da Agência de Inovação da Unicamp. 

Imagem de capa JU-online
Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação da Unicamp conquista, pela terceira vez, o título de “Unidade Destaque” ao levar resultados de pesquisas para o mercado

twitter_icofacebook_ico