NOTÍCIAS

‘Inferno e Paradiso’: do iconográfico ao literário

Obra retrata representações do Juízo Final na pintura toscana do século XIV

Edição de imagem

Entre as três imagens recobradas pela memória ao se pensar iconograficamente em Cristianismo figuram, usualmente, o Apocalipse, a Ressureição e o Juízo Final. O impalpável imaterialismo que costura essas imagens, rascunhado e concretizado no que se convencionou chamar Renascimento, é pauta principal da obra da professora do Instituto de Artes da Uerj Tamara Quírico, que, após defender a sua tese de doutorado sobre o tema,  a adaptou a uma linguagem mais palatável nessa prática edição da Editora da Unicamp. Assim, em Inferno e Paradiso: As representações do Juízo Final na pintura toscana do século XIV, entramos em contato com 33 obras que, através do diálogo íntimo com fenômenos literários, naturais, populares e até de saúde pública, relativos ao período e à região em que foram compostos, ditaram a iconografia de todo o Ocidente por séculos.

Não existe uma passagem do Novo ou do Velho Testamento especialmente dedicada ao relato do Juízo Final como ocorre com o Apocalipse, por exemplo, o que minguou suas fontes interpretativas.  Por conta dessa ausência de escritos, os artistas que se dedicaram a esse retrato iniciaram o trabalho apenas no século IX, para só no XIII obterem destaque. Baseavam-se, de início, no repertório oferecido por temas análogos – Apocalipse – ou que perpassavam por aquele suscitado no Julgamento – como a Paixão de Cristo e a Ressureição. Os quatro animais flanqueando o Cristo, o trono no qual ele está sentado, o local em que está o livro da vida e da morte, o arco-íris em torno dele, a presença da Arma Christi e dos estigmas são exemplos de imagens que figuram o Apocalipse e foram amplamente utilizadas no início dessas produções artísticas.

O tema passou a ter seus próprios elementos iconográficos apenas no século XIII, um centenário antes de sua primeira grande revolução: o ciclo do Trionfo dela Morte do Composanto de Pisa, provavelmente executado por Buonamico Buffalmacco. Neste, os gestos do Cristo Juiz demonstravam maior assertividade a respeito dos danados e dos escolhidos, diferentemente da imparcialidade de Cristo até então. Com efeito, nessa versão encontramos Cristo totalmente voltado para a sua esquerda, com seu braço direito levantado na direção dos condenados, quase como se os quisesse castigar fisicamente, enquanto a mão esquerda abre o quinto estigma no peito, deixando claro que, após tanto penar pela humanidade, só ele seria capaz de julgá-la.

Quírico “borda” uma colcha composta por mosaicos, murais e afrescos dos quais Buffalmacco e Giotto fizeram parte, remontando o imaginário da escatologia medieval e pondo à prova a teoria que coloca a grande enchente de Arno ou a Peste Negra como influências na visão reinante do Juízo Final. A autora dialoga ainda com o fenômeno cultural da Commedia de Dante e com a influência das filosofias dominicanas e franciscanas nas reconfigurações posteriores, ao longo do século XIV, das representações do Juízo. Traçando uma possível amizade entre Giotto e Dante por meio da qual as obras de ambos se retroalimentavam, a autora elucida tanto ícones explicitamente dantescos, que fariam parte do imaginário iconográfico posterior do Inferno, quanto detalhes do mosaico atribuído a Coppo di Marcovaldo no teto do Batistério de San Giovanni, influentes na composição infernal do autor renascentista.

Ao se debruçar sobre o porquê de a cultura franciscana exercer tamanho poder nas representações, a ponto de frades franciscanos sempre serem identificados entre os eleitos, e frades de outras ordens estarem somados aos danados, a pesquisadora nos entrega detalhes sortidos de uma realidade ainda enigmática: foi no período de popularização dos sermões incitando a penitência e a mendicância, redigidos por ordens dominicanas e franciscanas, que a arte e a literatura viram-se no dever de conversar com a massa iletrada que frequentava as sabatinas, celebrando a penitência, a virtude, a maldade e a punição em um detalhamento das punições infernais.

Em Inferno e Paradiso, Tamara Quírico demonstra o amadurecimento e a relevância de uma pesquisa semeada desde a sua graduação. Ainda assim, por mais fluida e despretensiosa que a leitura do livro seja, seu acesso é limitado à maioria da população. Infelizmente, tanto o reduzido espaço na grande imprensa para uma efetiva divulgação desse e de outros estudos de pós-graduação quanto a carência de meios de divulgaçã­o alternativos que escrevam sobre o tema sem academicismos corroboram a mistificação da pesquisa universitária, seus participantes e a efetividade de seu produto final.


ReproduçãoSERVIÇO

Título: Inferno e Paradiso - As representações do Juízo Final na pintura toscana do século XIV

Autor: Tamara Quírico

ISBN: 978-85-268-1081-5

Edição: 1ª

Ano: 2014

Páginas: 232

Dimensões: 14 x 21 cm

R$ 58,00

 

 

 

 

 

 

Imagem de capa JU-online
Imagem: Reprodução | Editora Unicamp

twitter_icofacebook_ico