Tom Zé

##

Quem é

Tom Zé (Antonio José de Almeida Meirelles) é Engenheiro de Alimentos pela FEA da Unicamp, onde se graduou em 1980 e concluiu mestrado em 1984. Defendeu seu doutorado em Engenharia de Processos Térmicos pela Technische Hochschule Merseburg (atualmente Martin Luther Universität) na Alemanha, em 1987. Neste mesmo ano se tornou docente da FEA. Já como docente, doutorou-se também em Ciências Econômicas em 1997, no Instituto de Economia da Unicamp. Tornou-se professor titular em 2007. É pesquisador do CNPq, nível 1A (H 39 – Scopus), com 235 artigos publicados, 3 livros, 11 capítulos e 9 patentes. Coordenou 3 projetos temáticos FAPESP, e orientou ou co-orientou 53 trabalhos de iniciação científica, 37 dissertações de mestrado, 42 teses de doutorado, tendo supervisionado ainda 12 pesquisadores em pós-doutorado.

Conquistou o Prêmio Jovem Cientista de 1989, o Prêmio de Reconhecimento Acadêmico “Zeferino Vaz” nos anos de 2001 e de 2010 e o Prêmio Jabuti 2016 de Engenharias, Tecnologias e Informática. A tecnologia desenvolvida em seu doutorado foi transferida para o mercado e responde por aproximadamente 30% da produção nacional de álcool anidro. Foi Coordenador Associado de Graduação, Coordenador de Programa de Pós-graduação, Coordenador Associado do NEPA, Coordenador Associado de Extensão, membro da Comissão do Doutorado em Bioenergia USP-UNESP-UNICAMP e Coordenador de Pós-graduação. Foi ainda Diretor da FEA entre 2014 e 2018. Atualmente é membro da Bancada Docente no CONSU.

 

##

Quem é 

Luiza (Maria Luiza Moretti) é médica pela FCM da Unicamp, onde se graduou em 1976, fez residência médica em Infectologia e concluiu mestrado em 1983. Defendeu seu doutorado na área de medicina interna, também na FCM, em 1989. Tornou-se docente da FCM em 1980 e é Professora Titular desde 2001. Realizou estágios de pós-doutorado na Oregon Health Sciences University (EUA) e no Medical Mycology Research Center da Chiba University, Japão, onde foi também professora internacional. Publicou mais de 150 artigos (H:35; H10:82), orientou 45 teses e dissertações e coordenou 9 auxílios à pesquisa FAPESP. Desenvolve cooperação com o Japão há mais de 20 anos, tendo coordenado três grandes projetos apoiados pela JICA, com concessão de recursos de cerca de US$ 10 milhões. Por meio da cooperação por ela coordenada, a JICA concedeu à Unicamp, em 2019, o Prêmio Universidade do Ano. Possui densa atuação na área de saúde da Unicamp: foi Coordenadora do Internato Médico, da Comissão de Pesquisa e do Escritório de Internacionalização da FCM. Exerceu ainda os cargos de Diretora Clínica do Hospital das Clínicas (HC) e de Coordenadora da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar e da Área de Epidemiologia Hospitalar. Foi Presidente da Sociedade Paulista de Infectologia e organizou a elaboração de consensos brasileiros sobre doenças fúngicas. Atualmente, vem trabalhando lado a lado dos profissionais de saúde da Unicamp que se encontram na linha de frente do combate à pandemia da COVID.

twitter_icofacebook_ico