Sergio Salles-Filho

##

Quem é

Sergio Salles-Filho é engenheiro agrônomo formado pela UFRRJ (1981), mestre em Ciências Agrárias pela Unesp de Botucatu (1985) e doutor em Economia pela Unicamp (1993). Atual diretor do Instituto de Geociências (IG) da Unicamp e professor titular do Departamento de Política Científica e Tecnológica (DPCT) do mesmo instituto, Sergio nasceu no bairro paulistano de Santo Amaro, em 1959.

Uma das marcas do seu perfil que o diferencia para a reitoria da Unicamp é que o professor mescla em sua trajetória trabalhos teóricos e aplicados, dentro e fora da Universidade. Suas linhas de pesquisa acadêmica são em economia, planejamento e gestão de ciência, tecnologia e inovação. Em 1995, fundou o Grupo de Estudos sobre Organização da Pesquisa e da Inovação (Geopi), referência nacional e internacional.

Em 2000, foi assessor no Ministério da Ciência e Tecnologia na redação do Livro Verde da Ciência, Tecnologia e Inovação. De 2001 a 2003, foi Superintendente de Planejamento Operacional da Finep, na implementação dos Fundos Setoriais. Foi também coordenador adjunto especial de Avaliação de Programas da Fapesp e coordenador do Núcleo de Apoio à Gestão da Inovação do setor Sucroenergético. Na Unicamp, ganhou três vezes o Prêmio Zeferino Vaz (1998, 2001 e 2009). Em 2010, foi diretor pró-tempore da Faculdade de Ciências Aplicadas de Limeira (FCA/UNICAMP). Sergio é casado, tem quatro filhos e duas netas. Curriculum Lattes: http://lattes.cnpq.br/6488894293305500

 

##

Quem é

Eliana Martorano Amaral é médica obstetra, professora titular de Obstetrícia pela Unicamp, mestre (1992) e doutora (1996) em Tocoginecologia pela Unicamp, com pós-doutorado na London School of Hygiene and Tropical Medicine (2002), em pesquisa aplicada à saúde sexual e reprodutiva. A professora é atual pró-reitora de Graduação e também é plantonista na Obstetrícia do Caism (Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher).

Assumiu ao longo de sua vida profissional inúmeras atividades de pesquisa, ensino e gestão, dentro e fora da Universidade. Especializou-se na pesquisa em ensino médico pela Foundation for Advancement of Medical Education and Research (FAIMER), na Filadélfia, e sempre trabalhou com programas de saúde e política pública.

Membro do Conselho Estadual de Educação de São Paulo, do Comitê de Pesquisa do Departamento de Saúde Reprodutiva da Organização Mundial da Saúde (OMS), do Comitê Assessor em Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) do Ministério da Saúde e da Comissão de Pré-Natal da Federação das Sociedades de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo). Foi consultora do Programa da Mulher da Secretaria de Saúde paulista e do município de Campinas.

Na Unicamp, atuou na reforma curricular do ensino médico da Faculdade de Ciências Médicas (FCM), foi chefe da Tocoginecologia, diretora da Divisão de Apoio Técnico e da Divisão de Obstetrícia do Caism e assessora da Pró-Reitoria de Graduação. Eliana é campineira e mãe da Mari. Curriculum Lattes: http://lattes.cnpq.br/1127610095283597

twitter_icofacebook_ico