Imagem do evento: A Universidade e a Pandemia: Emergências e Futuro "Universidade: ideias e práticas" é um espaço para discutir o papel da Universidade num cenário pós-pandêmico, levando-se em conta o papel da ciência no combate ao negacionismo e na geração de conhecimento em todas as áreas, bem como sua disseminação junto à sociedade. "Universidade: Ideias e Práticas”, passa a ser, também, o nome do ciclo de mesas de discussões que o Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) realizará ao longo dos próximos meses.

Qual o papel da universidade num cenário pós-pandêmico?

por Álvaro Bianchi* e Roberto do Carmo*

O agravamento da crise sanitária em decorrência da covid-19 renova a necessidade de refletirmos criticamente sobre o papel social da Universidade. A ação negacionista de setores do Estado tem um impacto direto sobre a configuração da emergência na área da saúde. O avanço de uma ideologia anticientífica é amparado por uma gestão política de caráter autoritário.

Como deve atuar a Universidade nesse contexto? Como o histórico recente de tentativas de cerceamento e repressão afeta a Universidade? Que tipo de Universidade emergirá em  contexto pós- pandêmico? Que tipo de ações efetivas de promoção da ciência e de combate ao negacionaismo podem ser deflagradas a partir da Universidade?

Para iniciar um diálogo sistemático dentro da Unicamp e da Universidade com a sociedade sobre essas questões, realizamos o evento “A Universidade e a Pandemia: Emergências e Futuro”, dia 16 de março, que pode ser visualizado no canal do YouTube do IFCH.

Os participantes da sessão foram a Profa. Dra. Tatiana Roque (Universidade Federal do Rio de Janeiro), Prof. Dr. Peter Schulz (Faculdade de Ciências Aplicadas da Unicamp) e Prof. Dr. Wagner Romão (IFCH Unicamp), com a mediação do Prof. Dr. Roberto do Carmo.

Os textos que sintetizam as falas do Prof. Peter Schulz e do Prof. Wagner Romão estão aqui reunidos. Esperamos ter em breve o texto da Profa. Tatiana Roque.

Com esses textos inauguramos a sessão “Universidade: Ideias e Práticas”, que passa a ser também o nome do ciclo de mesas de discussões que realizaremos ao longo dos próximos meses.

Esperamos que as discussões e debates possam apontar caminhos para a Universidade nesse momento de crise, e especialmente para os momentos que vão se seguir.

*Alvaro Bianchi é professor do Departamento de Ciência Política  e diretor do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH/Unicamp). Coordenador do Laboratório de Pensamento Político (PEPOL-IFCH). Mestre em Sociologia e Doutor em Ciências Sociais pela Unicamp.

*Roberto do Carmo é professor do Departamento de Demografia (IFCH/Unicamp), Pesquisador do Nepo/Unicamp. Diretor Associado do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas. Presidente da Associação Brasileira de Estudos Populacionais (Abep). Sociólogo, Mestre em Sociologia e Doutor em Demografia, com toda formação pela Unicamp.

Universidade: ideias e práticas