Edição nº 629

Nesta Edição

Jornal da Unicamp

Baixar versão em PDF Campinas, 22 de junho de 2015 a 28 de junho de 2015 – ANO 2015 – Nº 629

Rodolfo Ilari recebe o título de professor emérito

Um dos pioneiros do IEL, docente relembrou passagens da sua trajetória pessoal e profissional

Rodolfo Ilari (à esq.) e o reitor José Tadeu Jorge, na cerimônia ocorrida no último dia 17: bom humor marcou entrega da outorgaO semanticista Rodolfo Ilari recebeu no último dia 17 o título de professor emérito da Unicamp, em solenidade realizada na sala do Conselho Universitário (Consu). A assembleia universitária foi presidida pelo reitor José Tadeu Jorge e contou com a presença de autoridades da Universidade, familiares do homenageado, professores, estudantes e funcionários. Ilari foi apadrinhado pelo amigo e também professor emérito Ataliba Teixeira de Castilho.

Embora protocolar, a cerimônia de outorga do título de professor emérito a Ilari foi marcada pelo tom bem humorado, principalmente por parte do homenageado. Durante sua fala, o semanticista rememorou diversas passagens da sua trajetória pessoal e profissional, algumas delas marcadas por episódios pitorescos. Um dos pioneiros do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL), integrante do Departamento de Linguística, o docente relatou as dificuldades de acessar o campus de Barão Geraldo no início da década de 70, quando o piso era de terra batida e os primeiros prédios da Universidade ficavam cercados por canaviais.

Ilari agradeceu a homenagem e se disse orgulhoso por ter tido a oportunidade de orientar uma série de profissionais que hoje fazem a diferença no contexto científico e intelectual do Brasil. “Muito mais por méritos deles, obviamente”, registrou, em tom humilde. O professor Ataliba Teixeira de Castilho, que apadrinhou o homenageado, alinhavou pontos da carreira científica e intelectual de Ilari e ressaltou a contribuição dele à sua área de atuação, por meio do exercício da docência, da pesquisa e da produção bibliográfica.

Tanto o reitor Tadeu Jorge quanto o ex-reitor Carlos Vogt falaram igualmente sobre a importância da produção científica e intelectual de Ilari, mas também ressaltaram a contribuição do semanticista ao desenvolvimento institucional da Unicamp, seja como diretor do IEL, seja como membro dos colegiados da Universidade. Segundo Tadeu Jorge, além do importante trabalho administrativo realizado à frente do IEL, Ilari colaborou para a formatação do vestibular e para a definição do sistema de bibliotecas da Unicamp, considerado um dos mais eficientes entre as escolas de ensino superior do país.

CARREIRA

Rodolfo Ilari tem graduação em Letras Neolatinas Português e Francês pela Universidade de São Paulo (1967), mestrado em Linguística pela Université de Besançon (1971) e doutorado em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (1975). Fez parte do grupo que fundou o Departamento de Linguística da Unicamp, no qual trabalhou até 2007, quando se aposentou. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Teoria e Análise Linguística, tendo trabalhado principalmente nos seguintes temas: linguística românica, semântica, pragmática, aspecto verbal, ensino de língua materna.

Publicou livros destinados ao ensino de graduação de linguística (particularmente linguística românica, semântica, e características do português brasileiro). Traduziu várias obras, entre as quais o Breviário de Estética de Benedetto Croce e o Dicionário de Linguística de Trask. Em 2007-2008 foi titular de Português no Instituto de Espanhol, Português e Estudos Latino-americanos da Universidade de Estocolmo. Em 2009-2913 foi editor da Revista da Abralin.