Edição nº 604

Nesta Edição

Jornal da Unicamp

Baixar versão em PDF Campinas, 29 de agosto de 2014 a 07 de setembro de 2014 – ANO 2014 – Nº 604

Cotuca aproxima alunos da inovação e empreendorismo na 4ª SeEMTeC

Estudantes do Colégio Técnico de Campinas (Cotuca) e de outras escolas técnicas participaram da quarta edição da Semana do Ensino Médio e Técnico (SeEMTeC), aberta dia 26, no Centro de Convenções da Unicamp. O evento organizado pelo Cotuca é multidisciplinar e visa possibilitar maior integração dos alunos de cursos técnicos com pesquisadores de ponta e profissionais do mercado envolvidos com conhecimentos e inovações nas diversas vertentes dos setores tecnológico e educacional. Foram dois dias de palestras, minicursos e mesas-redondas.

O professor Alan César Yamamoto, diretor-associado do Cotuca e organizador da SeEMTeC, lembrou que esta é a quarta edição do evento bianual, que vem crescendo desde 2008 com a participação de grandes empresas e de pesquisadores renomados. “O intuito é integrar a parte de sala de aula e de laboratórios com a vanguarda da pesquisa acadêmica e da indústria, a fim de colocar nosso ensino médio sempre para cima, além de oferecer aos estudantes um contato com a realidade do mercado de trabalho.”

Segundo Yamamoto, foram convidados palestrantes de áreas diversas como de ciências (biologia, física, química), segurança do trabalho, meio ambiente, enfermagem, mecatrônica, eletrônica e também de humanidades. “A partir desta edição daremos enfoque à inovação e ao empreendedorismo, que vêm norteando tanto a indústria e a academia como as ações de ensino médio técnico do Cotuca. A primeira mesa-redonda será sobre esse tema: coisas novas são o que querem as empresas e a universidade.”

A mesa sobre “Inovação e Empreendedorismo” teve a participação do professor Milton Mori, coordenador da Agência de Inovação Inova Unicamp; Marcelo Tabascia, do Instituto Inovação da 3M; e André Ferrarese, gerente de Inovação da Mahle Metal Leve. A mediação foi do professor Paulo Victor de Oliveira Miguel, do setor de Estágios do Cotuca da Unicamp. A programação versátil ainda tratou de temas como alimentos, segurança cibernética, acidentes de trabalho, doação de órgãos, planejamento de carreira, violência no futebol, bioinformática e microbiologia, mobilidade urbana, astronomia, cidade inteligente, HPV e aplicativos no mundo dos negócios.

A diretora do Cotuca, professora Teresa Celina Meloni Rosa, informou que esta SeEMTeC teve cerca de 900 alunos inscritos, sendo 50 de outros colégios. Ela fez um agradecimento aos colaboradores que viabilizaram o evento em um ano especialmente complicado, pela mudança de prédio da unidade. A diretora do Cotuca agradeceu ainda ao apoio da Reitoria da Unicamp, CPPq, MCTI, Capes, MEC, Instituto Inovação 3M, Movile a Associação de Pais e Mestres (APM) do Cotuca.

Um evento que ocorreria em paralelo é a IV Mostra de Trabalhos de Cursos Técnicos, que vai acontecer no dia 26 de setembro por causa da indisponibilidade momentânea do Ginásio Multidisciplinar, onde os pôsteres serão expostos. A mostra terá aproximadamente 400 trabalhos de alunos de várias escolas técnicas, principalmente do Sudeste, mas também de outras regiões do país.